elisabete jacinto ultrapassou o seu maior adversário miklos kovacs depois de muitas valas, muitas pedras e inúmeros perigos. a poeira típica destas provas foi bem aproveitada pela piloto que tirou vantagem e subiu ao topo da tabela de classificações na categoria de camiões e ascendeu ao 5º lugar na geral, «numa etapa que parecia não ter fim», salienta elisabete no fim da corrida.
uma classificação que vai aumentando as expectativas e alimentando objectivos mais ambiciosos para elisabete jacinto e para a dupla bruno oliveira e manuel rosa que subiram para o 9º lugar nos automóveis e 13º na geral.
o grande desafio de hoje foi a navegação e ficou a cargo de manuel rosa, que conseguiu fazer um indicação do percurso ao piloto «quase imaculada», sem enganos na rota da prova. uma equipa versátil com bruno oliveira e manuel rosa a ocuparem as duas posições de pioloto e navegador. o ambiente dentro do carro é fundamental e as decisões são tomadas em função dos resultados da equipa. por isso veremos se as posições se mantêm para a 3ªespecial.
a satisfação dos concorrentes portugueses supera o cansaço dos primeiros dias que se tem revelado rigoroso pelo percurso e pelo frio nas montanhas marroquinas.
patrick siregjol venceu a 2ª etapa dos automóveis, mas é jerome pelichet que ocupa o 1º lugar nos automóveis e geral. elisabete jacinto mantém-se no 1º lugar dos camiões para além de ter vencido a 2ª especial.
uma rota enfeitada por impunentes montanhas esculpidas no céu traçado de nuvens brancas e alguns cavalos determinados a ficar no meio da pista. as ligações fizeram-se com passagens por uma pacata cidade onde a recepção foi calorosa e tranquila.
takoumit foi a meta da 2ª especial e el mdouara o destino final do dia. um cenário tão especial que foi o local escolhido para rodar o filme a múmia. o acampamento consola os participantes esgotados pelos quilómetros, pela noite ventosa e de temperaturas negativas, com um cenário tipicamente marroquino, tendas, tapetes, chá e uma fogueira que aquece o corpo e a alma.
os dias passam, os lugares afinam-se, as expectativas de uns sobem de outros esmorecem, alguns problemas fisicos e outros técnicos desmoralizam alguns concorrentes, mas é apenas o 2º dia de provas, pela frente haverá muitos imprevistos, rotas diversificadas e uma especial no deserto de areia que começa já amanhã nas dunas de chigaga que encostam a leste com o lago iriki.
um percurso especial que será o último do ano mas com poucas horas de descanso já que dia 1 é dia de prova rumo ao sul de marrocos.