Receitas turísticas devem chegar a 7,5 mil milhões de euros em 2010

O ANO 2010 poderá ficar na história do turismo como o melhor de sempre em Portugal até agora.

«muito provavelmente ficaremos em condições de apresentar como resultado da actividade económica turística em 2010 uma verba na ordem dos 7,5 mil milhões de euros, que nunca foi atingida até agora em portugal. isso deixa-nos muito satisfeitos», adiantou hoje o presidente do turismo de portugal, luís patrão, à margem da apresentação do novo plano estratégico para a actividade turística em lisboa.

a confirmar-se esta verba – que aguarda pelos dados dos últimos dois meses do ano a divulgar pelo instituto nacional de estatística e pelo banco de portugal –, as receitas geradas pelo turismo ficarão acima dos 7,4 mil milhões de euros alcançados em 2008, considerado o melhor ano turístico em portugal.

«ainda sem conseguir ser preciso nos números, que têm uma decálage de dois meses, hoje creio que é possível dizer, ainda que com cautela, que pelo menos ao nível da receita gerada pelo sector, estamos claramente acima do melhor ano turístico de sempre», reforçou luís patrão.

«estes números revelam que a actividade turística está a retomar com entusiasmo, mas também que está a fazê-lo de uma forma mais produtiva. não aumenta apenas em volume mas também em produtividade e em capacidade de gerar riqueza», continua ainda o responsável.

«o turismo assume-se cada vez mais como a principal actividade exportadora nacional, significando perto de 15% do total da actividade exportada e perto de 50% na área de serviços», contabiliza.

em 2009, portugal recebeu perto de 13 milhões de turistas, gerando receitas de 6,9 mil milhões de euros.

ana.serafim@sol.pt

sol