A escola que não segrega

Sou professora e queria saber o que pensa sobre o facto de alunos com necessidades especiais serem colocados em turmas especiais. A escola não é suposto ser para todos? Susana Barbosa

toda e qualquer criança tem direito à educação. os alunos com necessidades educativas especiais (nee) devem fazer parte das escolas regulares, onde deverão ser estimulados a aprender de acordo com as suas capacidades. para que um aluno seja integrado numa escola deve responder-se às suas necessidades: formar e qualificar professores, e elaborar e adaptar planos curriculares, recursos humanos e materiais.

no meu entender, as turmas especiais tendem a desaparecer – estão abaixo dos objectivos definidos aquando da sua criação, na medida em que nalgumas delas são depositados, de forma indiscriminada, alunos com todo e qualquer tipo de nee. constituem um gueto escolar, ao segregar os alunos e dificultar a sua integração na restante comunidade escolar.

‘uma escola para todos’ opta pela educação especial integrada: educa todos os alunos em salas de aula regulares, nas quais recebem oportunidades educacionais ajustadas às suas habilidades e necessidades. o aluno com nee deve desenvolver o seu percurso educativo num ambiente não restritivo e tão normalizado quanto possível.

a integração destes alunos em turmas regulares tem aspectos positivos: aos alunos permite aceitar a diversidade e a individualidade de cada um; aos professores, melhorar as suas competências profissionais; à sociedade, potenciar o princípio social da igualdade, solidariedade e livre de preconceitos.

envie as suas dúvidas para: cfigueiredo@puzzleducacional.com