Vendas da Jerónimo Martins crescem em 2010

As vendas da Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce, subiram 18,7% em 2010, para os 8,7 mil milhões de euros (+ 1,4 mil milhões de euros), face a 2009, anunciou hoje a retalhista portuguesa.

A uma taxa de câmbio constante, as vendas do grupo liderado pela família Soares dos Santos, que também está na Polónia com a insígnia Biedronka, aumentaram 13,9%.

Nesta geografia, a Biedronka, que tem sido o motor do grupo «registou, no ano, um crescimento de vendas de 29,1% (+19,5% em zloty) atingindo 4,8 mil milhões de euros. Para este notável desempenho de vendas contribuíram o crescimento Like for Like [comparando o mesmo número de lojas]a dois dígitos e a abertura de lojas», explica a companhia em comunicado.

Em 2010, a Jerónimo Martins abriu 197 novos supermercados de discount Biedronka, terminando o ano com 1.649 lojas, mais 15,2% de área de venda do que em 2009.

«Em Portugal, o Pingo Doce e o Recheio intensificaram o esforço de diferenciação no que respeita às suas propostas comerciais, nas quais a qualidade dos perecíveis e a marca própria continuam a ter um papel fundamental», continua o comunicado.

No total, o Pingo Doce, com uma rede de 349 lojas – mais seis do que em 2009 – gerou 2,7 mil milhões de euros (+9,9%).

E o Recheio, que passou de 35 para 38 espaços comerciais, teve uma facturação de 720 milhões, crescendo 4,6%.

ana.serafim@sol.pt