«pápápá, prrr, pápá, iapápá, iapápápá prrrrr, chhhhhhhhh». foi mais ou menos assim que paulo lameiro deu início a mais um concerto para bebés no centro cultural olga cadaval, em sintra. aliás, digamos que esta é a estrofe de marca para iniciar ou terminar os seus concertos. numa linguagem quase monossilábica, que tu tão bem percebes, num festival de sons e instrumentos, onde também podes ser protagonista, o espectáculo de paulo lameiro é tudo menos formal. os bebés gatinham sem cerimónias pelo palco, tocam nos instrumentos e chegam a enfiar a cabeça num portentoso saxofone, só para ouvir melhor…
também tu fazes parte do espectáculo, és um músico de fraldas, com carta branca para improvisar. nós levámos a inês, uma bebé com quase nove meses. e garantimos que adorou. ao colo dos pais, dos avós ou de outros familiares, a plateia fica sentada nuns coloridos almofadões que cercam o palco. cantámos muitas músicas de embalar, mas quase ninguém dormiu. havia outros focos de interesse ao redor…
este concerto [no fim de novembro] «foi atípico», como contou paulo lameiro, uma vez «que aqui convidamos mais os pais a cantar do que a ouvir». ‘canções de embalar’ foi a temática, e durante 40 minutos quase não se ouviu um único choro. expressões de espanto – «ah, oh» – ou de alegria – «dádá» – foram as mais ouvidas. as crianças ficam estupefactas com as diferentes sonoridades. entre o saxofone, o clarinete, o acordeão, a ocarina, o tambor do mar ou o berimbau, em comunhão com três dóceis vozes femininas, os bebés são convidados a interagir. apalpam os instrumentos que circulam pela plateia, riem, palram…
nascidos em 1998 pela ‘batuta’ de paulo lameiro, os concertos para bebés iniciaram-se em leiria, mas depressa ganharam asas para outras paragens. hoje, estão um pouco por todo o país, sempre com lotação esgotada – com residência fixa em leiria e sintra – e por outros países europeus. «servem para oferecer um momento de fruição, de experiência estética através do som. um momento em que todos estamos envolvidos, artistas, pais ou avós e em que os bebés são mediadores fabulosos».
assim foi para a inês. ao colo da mãe, ainda sem gatinhar, pelou-se para alcançar um dos instrumentos. lá conseguiu afagar o tambor do mar. riu- se e palrou a rodos quando o fez. ao redor, estavam outros bebés de fraldas no chão, a gatinhar como ninguém, num corrupio para os instrumentos. quem disse que os concertos são só para gente grande está muito enganado. vem experimentar!
concerto para bebés
centro cultural olga cadaval
pç. dr. francisco sá carneiro – sintra
3.ºs domingos de cada mês
3 meses – 3 anos
adulto+bebé – € 17, 50