o diário económico e a tsf deram eco a uma sondagem da marktest que atribuía a cavaco silva 61 pontos. no mesmo estudo, fernando nobre rivalizava com manuel alegre, com 13 e 15 pontos, respectivamente. finalmente, francisco lopes obtinha uns surpreendentes 3 por cento, batendo os mais experimentados do elenco, coelho e defensor moura.
logo um cronista da concorrência observou que a sondagem tinha sido realizada na herdade da coelheira. maldade. do meu lado, garanto-vos que o professor alcança uma votação albanesa na família silva, como se sabe, bem representativa do país. mesmo na minha, que é mais do contra, sei de ciência certa que obterá pelo menos um voto.
na verdade, uma vaga de confiança cavaquista atravessa a pátria. ela é tão certa e entusiasmada como a segunda parte deste estudo que os citados órgãos de informação divulgarão domingo à noite – e onde o psd atinge a maioria absoluta, à qual se deve adicionar o cds, que obtém uma percentagem similar àatribuída a defensor moura.
o resultado de manuel alegre surpreende. a sondagem foi feita por telefone. na herdade da coelheira, em pleno epicentro algarvio, duas chamadas não puderam ser atendidas pelos locatários. no primeiro caso, respondeu uma empregada de limpeza. naquela manhã, a tânia estava aborrecida com a patroa – a ex-esposa do dr. oliveira costa. no segundo caso, a ligação foi parar ao jardineiro do senhor fantasia, que revelou inclinação para a poesia desde que frequentou um curso de novas oportunidades. decidiram, uma e outro, votar alegre; uma para chatear, o outro por encantamento.
no resto do país, houve mais 28 criaturas que afirmaram a sua preferência por este candidato. em 218 entrevistas, é fantástico. com efeito, manuel alegre é apoiado pelo ps e, para agravar o seu caso, foi raptado pelo be, uma agremiação radical com propostas esdrúxulas. conclusão: só motivações perturbadas explicam o voto neste candidato.
quase o mesmo se pode dizer de francisco lopes. os comunistas têm a mania da classe operária… mas esta foi-se. os poucos que sobreviveram à destruição da indústria e da agricultura nacionais pela cee, têm mais de 85 anos. francisco lopes é um quase pioneiro. que me desculpem, mas 3 por cento ainda é muito para uma espécie em vias de extinção.
do mais já se sabe: deus está com fernando nobre e ambos são crentes das sondagens da marktest. só isso explica que este candidato tenha pedido o apoio de alegre na segunda volta, duas semanas depois de lho ter negado… porque, dizia ele, os candidatos não são donos dos votos que recebem. enfim, a política, por vezes, tem piada e portugal recomenda-se.
