o aumento da quota de mercado a internacionalização, com a duplicação do número de lojas em espanha e a entrada em mercados regionais das canárias e do médio oriente, são as justificações apontadas para justificar o crescimento do grupo liderado por paulo azevedo, que acaba de anunciar as suas vendas preliminares do último exercício.
«a sonae mc [sub-holding de retalho alimentar, que controla o continente e o modelo] aumentou o volume de negócios em 5%, para os 3,275 mil milhões de euros», performance que se explica pelo investimento nos produtos de marca própria, pela proposta de valor ou pela adesão ao cartão de cliente, adianta um comunicado da retalhista.
já a unidade retalho especializado – a sonae sr, que inclui a worten, zippy, sportzone, modalfa, entre outras – «manteve um crescimento de dois dígitos das vendas, as quais aumentaram 12%, para 1,272 mil milhões de euros». em portugal, o volume de negócios desta sub-holding subiu 5%, para 1,041 mil milhões de euros. e, a nível internacional, aumentou 60% para 231 milhões de euros, 20% dos quais vindos da actividade em espanha, onde está presente com marcas como a worten e sportzone.
numa base comparável – like-for-like, ou seja, contabilizando as vendas para o mesmo parque de lojas existente em 2009 e em 2010 – as vendas da retalhista aumentaram 2,1%. na sonae mc este indicador subiu 3% e no retalho especializado avançou 1%.
em 2010, a sonae abriu 86 lojas, totalizando 918 espaços comerciais no conjunto das geografias onde opera. a sonae mc soma 415 lojas, mais 37 do que em 2009. e as marcas da sonae sr alcançaram as 503 unidades (mais 49).