o choro é a forma mais precoce de comunicação das necessidades, sentimentos e sensações do bebé. à medida que cresce, a sua capacidade de comunicar melhorará e os pais aprenderão a descodificar o seu choro, mediante a observação das expressões faciais e da linguagem corporal.
numa fase inicial, é normal que não consiga interpretar o choro do seu bebé. então, como poderá saber por que razão ele chora? poderá chorar por fome (choro acompanhado de gritos energéticos), cansaço (choro inicialmente lento, aumentando progressivamente, acompanhado de gestos, como esfregar os olhos, puxar os cabelos ou mexer nas orelhas), necessidade de arrotar (choro acompanhado de contorção corporal), cólicas (choro aflitivo, com expressão facial de dor e rigidez corporal) ou desconforto (choro ofegante).
quando há dificuldade em associar o choro do bebé à necessidade a ser satisfeita, deve delinear-se algumas estratégias: a atitude mais correcta dos pais é responder ao apelo com serenidade, satisfazer primeiramente as suas necessidades fisiológicas e emocionais – pegar ao colo, embalar, cantar, conversar, criar e respeitar as rotinas do bebé. quanto a si, deverá manter-se calma, solicitar apoio familiar para cuidar do bebé e para as tarefas domésticas, fazer turnos nos momentos de cuidar do bebé, descansar enquanto este dorme e partilhar experiências com outros pais que vivenciem a mesma experiência.
envie as suas dúvidas para: cfigueiredo@puzzleducacional.com
