«há dois anos que temos este projecto em carteira, a ser preparado. em maio, espero poder lançá-lo», antecipou, durante a conferência de imprensa para apresentação de resultados anuais da companhia, que opera no mercado polaco com a insígnia de discount biedronka. «ainda temos dez anos de crescimento na polónia», reforçou.
«somos mais bem recebidos na polónia do que em portugal, enquanto iniciativa privada», afirmou ainda, explicando que este mercado continuará a ser o motor de crescimento da empresa e a principal prioridade da jerónimo martins quanto a investimento.
em 2010, 60% do resultado operacional da retalhista portuguesa – que ascendeu a 652,6 milhões de euros (mais, 23,6% do que em 2009) – foi gerado na polónia, o que compara com 51,4%, no ano anterior.
este ano, prevê-se que o peso da polónia no ebitda (resultado operacional) da jerónimo martins cresça «muito mais», assegurou por sua vez o presidente executivo, pedro soares dos santos, acrescentando que ambiciona movimento idêntico nas vendas.
em 2010, o grupo investiu 434,2 milhões de euros, dos quais 62,4% tiveram a polónia como destino. com 1649 lojas nesta geografia, ao longo do ano passado abriu 197 espaços, que contribuíram para vendas totais de 4,8 mil milhões de euros (mais 29,1%).
este ano, a companhia projecta investir entre 450 a 500 milhões de euros, dos quais 75% serão dirigidos para a polónia, onde pretende acrescentar 200 lojas à rede biedronka.
no último exercício, o lucro consolidado da retalhista subiu 40,3%, para 281 milhões de euros, e as vendas consolidadas evoluíram para 8,7 mil milhões de euros, mais 18,8% do que em 2009.