este é o tempo necessário para o grupo tap se livrar da sua ‘ovelha negra’, a groundforce, que tem apresentado sucessivos resultados negativos. o administrador-delegado da handling, fernando melo, já anunciou que há vários interessados. a venda terá de ser concluída até meados de maio e, quando isso acontecer, a tap será privatizada.
o dossiê, apesar de ainda estar nas mãos do ceo da tap, fernando pinto, já chegou aos gabinetes do ministro dos transportes (moptc), antónio mendonça, e do primeiro-ministro. josé sócrates deu ordens para o negócio avançar rapidamente, pois o dinheiro que o estado irá encaixar é «precioso», numa altura em que portugal está a financiar-se a juros recorde. o negócio deverá ficar fechado em maio, até porque é este o prazo dado pela autoridade da concorrência à tap para a alienação da groundforce.
os principais detalhes já foram acertados: o governo irá manter a maioria na tap e vender uma participação de todo o grupo, e não apenas do transporte aéreo. isto porque existe a expectativa de que a manutenção & engenharia brasil apresente lucros em 2011. o sol apurou que 80% da capacidade da empresa já está contratualizada até ao fim deste ano.
contactada pelo sol, fonte oficial do moptc admitiu que «a venda é uma prioridade para o governo», mas não adiantou detalhes. fonte oficial da tap remeteu, por sua vez, o assunto para a tutela.
lufthansa na corrida
uma das maiores companhias aéreas do mundo, a alemã lufthansa, também já contactou a tap para se inteirar dos pormenores do negócio. a tap é a principal transportadora a ligar o brasil à europa e a lufthansa está de olhos neste país. por isso, anunciou esta semana o reforço das ligações ao brasil.
contudo, a lufthansa é o plano b: a posição da latam é forte e os sul-americanos estão mais perto de entrar no capital da tap.