foi em abril de 1991 que, pela primeira vez, os criadores nacionais se juntaram para dar a conhecer as suas propostas. no teatro são luís, em lisboa, a enchente foi quase incontrolável e apenas com a ajuda de bombeiros e forças policiais se conseguiu restaurar a ordem nas ruas mais próximas do chiado.
depois dos anos loucos das manobras de maio – evento de moda intimamente ligado à ‘movida’ do bairro alto –, nascia assim o palco maior da moda portuguesa. colecções irreverentes apresentadas em desfiles que eram, por si só, verdadeiros espectáculos. “o primeiro desfile no são luís foi fantástico. era aquele em que eles e elas se beijavam, e a dra. maria barroso se levantou muito escandalizada”, recorda ana salazar no livro uma biografia ilustrada (2002).
vinte anos passaram, a modalisboa afirmou-se enquanto associação e grande estandarte da moda nacional. alguns criadores desapareceram, novos talentos revelaram-se e, ainda que timidamente, a semana da moda de lisboa foi ganhando o seu espaço num quase impenetrável circuito mundial da moda.
nesta edição, para celebrar estes 20 anos, o tema escolhido foi love. porque foi com amor que se construiu a história da moda e com amor que se olha para os desafios do futuro. «a modalisboa apoia-se na sua própria história para traçar um futuro, que está em construção diária, e que procura soluções criativas constantes para, mais do que ultrapassar as dificuldades, ultrapassar fronteiras, levando a moda portuguesa a todo o lado», explica a mentora do evento, eduarda abbondanza.
assim, as colecções dos criadores portugueses para o outono/ inverno 2011/12 vão desfilar, até 13 de março, no pátio da galé, no terreiro do paço, e no mude – museu do design e da moda, na rua augusta. no total são 24 apresentações que integram as propostas de 23 designers e da marca nacional lanidor. em paralelo acontecem exposições como a patente na galeria who, intitulada blind date e que cruza o trabalho de designers de moda com ilustradores.
até domingo pode acompanhar no site do sol todas as novidades da modalisboa. com os corações ao alto, como dita o lema desta edição.
calendário:
10 de março
19h – ricardo preto
20h – pedro pedro
22h – alves/gonçalves
11 de março
19h – luís buchinho
20h – katty xiomara
22h – ana salazar
12 de março
15h – aforestdesign/ valentim quaresma/ lara torres – exposição
15h30 – ricardo andrez (lab)
16h30 – filipe faísca
17h30 – aleksandar protic
18h30 – lidija kolovrat
19h30 – lanidor
20h30 – alexandra moura
21h30 – maria gambina
22h30 – nuno baltazar
13 de março
15h – vítor (lab)
16h – white tent
17h – miguel vieira
18h – os burgueses (lab)
19h – dino alves
20h – ricardo dourado
21h – nuno gama