cerca de 25 empresas, entre as quais grupo pestana, vale do lobo, quinta do lago, grupo oceânico, sonae turismo, amorim turismo ou grupo espírito santo, formalizam hoje a constituição da associação portuguesa de resorts, que visa promover portugal internacionalmente como destino de turismo residencial.
«quer o turismo de portugal, quer algumas regiões de turismo, já nos manifestaram total apoio ao desenvolvimento de uma estratégia concertada de promoção internacional de portugal como um destino de compra de segunda habitação», afirma o mentor da iniciativa e presidente de vale do lobo, diogo gaspar ferreira, em comunicado.
definido como um dos dez produtos estratégicos para a indústria turística nacional, o turismo residencial é, segundo o mesmo comunicado, «um sector em clara ascensão», sendo a constituição desta associação o «reflexo da crescente necessidade da existência de uma entidade que represente de forma pró-activa os resorts nacionais».
a ideia é que, em conjunto, os promotores deste tipo de empreendimento possam conjugar sinergias tendo em conta as particularidades deste sector, por exemplo, sobre legislação, questões de natureza fiscal ou promoção.
sol