QUENTE
Santos Ferreira
O CEO do BCP foi reconduzido para um novo mandato à frente dos destinos do banco, cujos capitais vão ser reforçados e a estratégia renovada com maior enfoque no exterior. Depois de um primeiro mandato ‘gasto’ a reagir a crises, Santos Ferreira pode agora dedicar-se – apesar do difícil contexto – ao que ficou por fazer: recuperar a reputação daquela que já foi a maior instituição financeira privada em Portugal. O desafio não é pequeno e vai requerer mais do que a proverbial diplomacia de Santos Ferreira.
Isabel dos Santos/ Paulo Azevedo
Quando dois empresários de sucesso de juntam para criar um negócio, é difícil de conceber que o resultado não seja óptimo. Isabel dos Santos e a Sonae firmaram uma aliança que vai levar o Continente para Angola em 2013, o que abre à empresa de Paulo Azevedo as portas de um novo ‘mundo’ e à empresária angolana um promissor negócio.
…&FRIO
José Luiz Zapatero
Depois de Portugal, é sobre Espanha que se viram os holofotes da crise das dívidas soberanas. O governo espanhol conseguiu emitir dívida esta semana, mas com juros mais altos do que nas anteriores. A ‘culpa’ não é do chefe de governo, que, ao contrário do que aconteceu em Portugal, cedo tomou medidas para ‘acalmar’ os mercados. Mas este clima negativo ensombra o último ano de governação do socialista, que arrisca sair de cena pela porta pequena.
Jerónimo de Sousa/ Francisco Louçã
Os líderes da esquerda recusam participar (tal como ‘Os Verdes’) nas rondas com a troika do FMI/UE/BCE, colocando o Governo, o PSD e o CDS como únicos interlocutores dos técnicos. É verdade que cabe ao Executivo negociar as condições da ajuda ao país. Mas, nos momentos difíceis, todos devemos dar o nosso contributo – ainda que ele não seja aceite ou incorporado nas soluções. Os eleitores do PCP e do BE, provavelmente, esperavam mais intervenção.
ricardo.d.lopes@sol.pt