A chegada de um irmão

Sou pai de um filho de três anos e vou ser novamente pai. Como devo prepará-lo para a chegada da irmã, de forma a evitar os ciúmes? Ass. António Alvarez

o nascimento de outro filho acarreta sempre alterações no seio familiar, sobretudo para o primogénito, que terá de partilhar a atenção dos pais, a qual usufruía em exclusivo.

cada família saberá a melhor forma de explicar o que se vai passar. deverá anunciar atempadamente a chegada da irmã, envolvendo o seu filho desde cedo na gravidez – pedir-lhe ajuda na escolha do nome, na decoração do quarto, incentivá-lo a tocar na barriga e a falar para a mana que se encontra dentro dela. após o nascimento da irmã, deve incentivá-lo a participar nas rotinas do recém-nascido, como a muda da fralda, a escolha da roupa… é primordial que o primogénito sinta que é uma peça fundamental e necessária nestas tarefas. é também importante que dedique (pai ou mãe) um momento do dia para dar atenção exclusiva ao primogénito, fazendo actividades que o próprio escolheu.

o ciúme é uma reacção emocional normal ao afastamento dos pais provocado pela chegada de um novo elemento. o comportamento regressivo é a forma mais comum de manifestação de ciúme e caracteriza-se pela retoma de comportamentos que já não exibia, como voltar a querer usar chucha/biberão, recusar comida sólida, retrocesso na linguagem, enurese, birras, desobediência, agressividade com os pais e/ou bebé, etc. não é caso para se zangar com ele. terá de ser paciente, transmitir-lhe segurança, dar-lhe carinho e entender como normal e temporária a sua mudança de comportamento.

envie as suas dúvidas para: cfigueiredo@puzzleducacional.com