Carlos Oliveira
O CEO da Leadership Business Consulting não é uma figura pública, mas tem, como poucos, promovido as boas lideranças no país. A consultora – que este ano, de novo em parceria com o SOL, organizou a terceira edição do Best Leader Awards (ver centrais) –, arrancou em Portugal, mas já está em Espanha, Moçambique e Angola, e desenvolve parcerias nos EUA. O país precisa de líderes como Carlos Oliveira: eficazes, incansáveis, exigentes, honestos, perserverantes e focados.
Pedro Soares dos Santos
A JERÓNIMO Martins soma e segue, agora com os resultados do primeiro trimestre a aumentarem expressivos 33%, graças, sobretudo, à aposta na Polónia, que se revela cada vez mais certeira. O céu parece ser o limite do grupo português de retalho, que encontrou no Leste uma verdadeira ‘mina de ouro’, sem a qual estaria condenado ao ‘anémico’ crescimento de vendas em Portugal. Quando a Polónia ‘esgotar’, que outro el dorado vai descobrir Pedro Soares dos Santos? A aposta permanece no ‘segredo dos deuses’.
Joaquim Reis
É ‘DURA’ vida de muitos gestores públicos, condenados a apresentarem prejuízos sucessivos. No caso da Parpública, a vida não será tão ‘negra’, mas dificilmente o seu presidente poderá estar satisfeito com a brutal queda de 71% nos resultados líquidos em 2010, por força das perdas em participações e, também, na TAP. Resta esperar que as receitas das privatizações que se avizinham ajudem a compor os números e que as bolsas recuperem para que, este ano, a Parpública apresente melhores resultados.
Eric Schmidt
DEPOIS de ter enfrentado acusações e processos por violação de privacidade dos utilizadores em países como os EUA, Bélgica ou França, a Google é agora suspeita de ‘espiar’ os cibernautas na Coreia do Sul. Objectivo: adaptar a publicidade ao perfil dos utilizadores. A internet é, sem a menor dúvida, uma das mais brilhantes invenções da História. Mas, infelizmente, é também uma ‘janela’ que se abre sobre as nossas vidas, expondo-nos a todo o tipo de ameaças. A Google tinha obrigação de não trair reiteradamente a confiança de dezenas de milhões de pessoas que usam o motor de busca todos os dias.
ricardo.d.lopes@sol.pt