Manuel António Pina vence Prémio Camões

O escritor português Manuel António Pina ganhou o Prémio Camões 2011, o mais importante galardão literário em Língua Portuguesa.

o júri desta 23.ª edição do prémio, constituído pelos portugueses rosa maria martelo e abel barros baptista, pelos brasileiros edla van steen e antónio carlos secchin, e pelos representes dos palop inocência mata (são tomé e príncipe) e ana paula tavares (angola), reuniu hoje no rio de janeiro.

jornalista, poeta, ensaísta, autor de literatura infantil e tradutor, manuel antónio pina (n. 1943) tem uma extensa obra literária, que engloba não só a poesia, o ensaio e a literatura infantil, como o teatro. autor de obras como os papeís de k., os livros, a noite, nenhuma palavra, nenhuma lembrança e algo parecido com isto, da mesma substância, já ganhou vários prémios literários, como o grande prémio de poesia ape, atribuído pela associação portuguesa de escritores.

no valor de cem mil euros, o prémio camões é atribuído anualmente pelos governos de portugal e do brasil e tem como objectivo distinguir o conjunto da obra literária de um escritor. no passado, foram já premiados com este galardão autores como jorge amado, josé saramago, eduardo lourenço, sophia de mello breyner, pepetela, antónio lobo antunes, arménio vieira e ferreira gullar.

rita.s.freire@sol.pt