durante a sua apresentação na conferência ‘triângulo virtuoso angola, brasil, portugal’, organizada pelo sol, aguinaldo jaime explicou que esse limite só se aplica para os investidores que queiram aceder aos incentivos que o governo poderá conceder. «a lei não diz que não possam ser feitos investimentos abaixo dessa verba. para ter direito aos incentivos, o projecto tem de ser acima de um milhão de dólares. se o investidor não quiser os incentivos, pode avançar com o projecto», afirmou o responsável da anip.
segundo a lei do investimento anterior, as empresas interessadas em investir em angola tinham um limite mínimo de 100 mil dólares se fossem de capital estrangeiro e 50 mil se fossem de capital nacional.
aguinaldo silva disse ainda que a concessão de incentivos para projectos em angola vai deixar de ser automática e passará a ser negociada e concedida por uma comissão pertencente à anip. o valor dos incentivos será determinado em função do impacto de cada projecto na economia, como seja o efeito sobre as exportações, na entrada de divisas, criação de emprego ou uso de tecnologia e gestão modernas.
luis.goncalves@sol.pt