Tropas paquistanesas disparam sobre helicópteros da NATO

As forças do Paquistão dispararam na manhã desta terça-feira sobre forças internacionais sob a insígnia da NATO, após dois helicópteros terem entrado no espaço aéreo do Paquistão. Dois soldados paquistaneses ficaram feridos na sequência dos confrontos.

a informação, avançada pelo new york times, relata a ocorrência de confrontos em admi kot, na região norte do waziristão, território tribal do paquistão que sempre foi encarado pelos estados unidos da américa (eua) como uma zona de abrigo para militantes da al-qaeda.

fontes da nato revelaram estar a investigar o incidente, não confirmando contudo a entrada dos helicópteros norte-americanos no espaço aéreo paquistanês.

a troca de disparos entre as forças da nato e o paquistão deverá agravar o clima tumultuoso que paira sobre a relação do país com os eua, que tem vindo a intensificar-se desde a operação norte-americana que culminou na captura de osama bin laden sem o conhecimento prévio do executivo paquistanês.

antes da morte do líder da al-qaeda, a população e executivo paquistanês já contestavam os frequentes ataques de drones – aviões bombardeiros não pilotados -, conduzidos pelos serviços secretos norte-americanos (cia) no paquistão.

o confronto surge no mesmo dia em que o primeiro-ministro paquistanês, yousaf raza gilani, se deslocou à china, numa decisão encarada como um sinal de que o país vê a potência asiática como um futuro parceiro geoestratégico mais viável em termos económicos e de segurança do que os eua.

sol