5 quintas dão uma boa colheita

Este tinto Grandes Quintas Colheita 2008 tem estatuto para vencer.

casa d’arrochella possui cerca de 600 hectares, 115 dos quais de vinha, distribuídos por cinco quintas: quinta do cerval, quinta do nabo, quinta das trigueiras, quinta de vale d’arcos e quinta da peça. integrada numa nova geração de produtores de vinho da região demarcada do douro, é na sub-região do douro superior, entre vila flor, moncorvo e vila nova de foz côa, que o projecto se desenvolve. a sua adega tem capacidade para a produção de cerca de 300 mil litros.

este vinho tinto grandes quintas colheita 2008 foi feito com assinatura do enólogo luís soares duarte a partir de uvas das castas touriga nacional, tinta amarela, tinta roriz e alicante bouschet em vinhas plantadas em solo xistoso e situadas a uma altitude entre os 125 e os 480 metros. em setembro de 2008 procedeu-se à vindima manual. depois de 60% do lote ter estagiado em barricas de carvalho francês durante quatro meses, foi engarrafado (30.400 garrafas) em junho de 2010.

na prova, o grandes quintas colheita 2008 revela uma cor vermelha rubi com boa intensidade. o aroma é vivo, fresco e apresenta notas de frutos vermelhos. regista-se, também, uma boa integração entre toques abaunilhados com a fruta, o que amplia a sensação de ambas. na boca, este vinho tinto revela-se volumoso e com os taninos muito bem integrados com a acidez. o seu final é longo.

prevê-se um bom envelhecimento em garrafa durante os próximos sete anos. decante-o 15 minutos antes de beber para que respire e sirva-o por volta dos 16/17ºc.l

jose.moroso@sol.pt