Nadal supera Andy Murray e garante final de Roland Garros

Rafael Nadal garantiu esta sexta-feira a passagem à final do torneio de Roland Garros ao derrotar o britânico Andy Murray em três sets pelos parciais 6-4, 7-5 e 6-4. O tenista espanhol garante assim a possibilidade de conquistar pela sexta vez o Grand Slam francês.

o encontro colocava frente-a-frente o número um do ranking atp contra o quarto classificado. andy murray tentava ser apenas o segundo tenista a vencer nadal em roland garros, após o sueco robin soderling ter logrado o feito em 2009.

mas, no dia em que completava 25 anos, o espanhol superou o murray ao vencer os três sets do encontro, revelando um nível de ténis forte demais para o britânico conseguir contrariar.

rafael nadal entrou forte no encontro, e rapidamente cimentou a sua superioridade ao colocar o marcador do primeiro set em 5-1. murray acordou e conseguiu recuperar até ao 5-4 e, quando poderia ter igualado o set, não conseguiu quebrar o serviço do espanhol, que assim fecharia o primeiro set em 6-4.

o segundo set acabou por ser o mais disputado da partida. os tenistas quebraram os seus serviços mutuamente até ao 5-5, altura em que o jogo defensivo de nadal combinado com poderoso ataques nas bolas certas permitiram-lhe conquistar o segundo set, alcançado uma vantagem que deitou por terra as aspirações de murray no encontro.

o britânico voltou para o terceiro set sem o mesmo ânimo, apesar de ainda ter ameaçado nadal ao dispor de pontos de break em três jogos de serviço do espanhol que conseguia evitar com mestria os ataques do seu adversário.

o tenista britânico deu luta, mas acabaria por ceder o terceiro e último set por novo 6-4, possibilitando a nadal carimbar mais uma presença na final do torneio de roland garros.

o espanhol aguarda pelo desfecho da partida entre roger federer e novak djokovic, que neste momento disputam o acesso à final no court central de roland garros onde, no domingo, nadal poderá conquistar um histórico sexto triunfo no grand slam gaulês.

online@sol.pt