esta semana marcou o fim de uma carreira iniciada na nba aos 19 anos, quando shaquille o’neal foi escolhido no draft pelos orland magic, clube do estado de flórida onde começou a despontar nos palcos da melhor liga de basquetebol do mundo.
permaneceu em flórida durante três anos, durante os quais levou o clube à final da nba e venceu o prémio ‘rookie of the year’, para o melhor jovem jogador do ano na nba.
a fome de títulos leva-o para los angeles, onde com a camisola dos lakers conquistaria três títulos de campeão da nba, numa carreira ao serviço do clube recheada de êxito até 2004, ano em que a sua relação com kobe bryant – a outra estrela da equipa -, atingiu um ponto de ruptura.
veja alguns dos melhores momentos da carreira da shaquille o’neal.
seguiu-se a mudança para os miami heat, onde conquistaria o seu quarto e último título da nba em 2006, antes de uma série de lesões começar a afectar cada vez mais a sua forma e a condicionar as suas prestações dentro de campo. contudo, seria ainda na equipa de miami que atingiria a marca histórica dos 25 mil pontos na carreira.
em 2008 mudou-se para os cleveland cavaliers, onde não mostrou os níveis exibicionais de outros tempos. apesar de jogar ao lado de lebron james, um dos jogadores mais bem pagos da nba, as lesões impediram-no de dar o contributo que se esperava.
em 2010 chega ao último clube da sua longa carreira: os boston celtics onde, aos 38 anos, chegava para assinar um contrato de duas épocas. aqui as lesões levariam definitivamente a melhor a shaquille o’neal, obrigando o jogador a retirar-se quando ainda lhe faltava um ano e meio de vínculo contratual pela frente.
o gigante abandona a nba numa altura em que era o jogador mais velho em competição. os quase 29 mil pontos que registou em 19 anos estabeleceram a quinta melhor marca de sempre, à qual junta 1207 partidas disputadas, mais de 13 mil ressaltos e cerca de 2700 desarmes conseguidos.