em 1999 nascia a empresa quanta terra, constituída pelos enólogos celso pereira e jorge alves. depois de terem iniciado uma rigorosa prospecção em dez propriedades do cimo corgo e do douro superior, no intuito de averiguarem a possibilidade de produzir vinhos tintos doc/douro, foram rejeitando as que não cumpriam os parâmetros previamente estabelecidos, chegando finalmente à escolha da quinta do tralhão.
a propriedade com cerca de dez hectares, vinha de 25 anos plantada em solos xistosos, está situada na sub-região do douro superior a uma altitude média de 250 metros e com uma exposição a nordeste. o clima é semi–árido com moderado excesso de água no inverno.
foi daqui que saiu este terra a terra tinto reserva 2008, produzido com as castas touriga franca (40%), tinta roriz (40%), touriga nacional (10%) e tinta barroca (10%). a vindima processou-se manualmente e estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho francês.
o terra a terra tinto reserva 2008, com um teor alcoólico de 14,46%, apresenta uma cor rubi e notas aromáticas a frutos pretos (amora e cereja preta) e especiarias (pimenta branca e cravinho). o seu comportamento na boca mostra-se macio e o seu final é longo e frutado.
engarrafado em dezembro de 2010, este vinho é muito equilibrado e está à altura para acompanhar toda a cozinha tradicional portuguesa. os pratos de carne e caça recebem-no também de braços abertos e palato pronto a saborear um néctar. l
jose.moroso@sol.pt