Portugueses batem franceses na balança comercial pela primeira vez

Em 2010, e pela primeira vez na história entre os dois países, as exportações portuguesas para França foram superiores à importação de produtos franceses por Portugal.

no ano passado, a balança
comercial entre os dois países pendeu para
portugal, cujas exportações para o mercado francês totalizaram 4.209
milhões de euros, contra os 4.185 milhões de produtos originários de
frança, segundo dados da câmara de comércio e indústria luso-francesa
(ccilf).

segundo o presidente da ccilf, bernard chantrelle,
este diferencial de 24 milhões explica-se com «a progressão das
exportações portuguesas» tanto para frança – onde cresceram 15,1% em
2010 –, como para outros países. e pelo «‘efeito airbus’»,
que também justifica a queda de 3,9% nas exportações francesas para
portugal.

«há uma explicação conjuntural, já que, em 2010, não houve
exportação de aviões para a tap. é normal haver venda de airbus em cada
ano à tap. tirando o ‘efeito airbus’, as exportações
francesas para portugal aumentaram 4,4%. mesmo assim, houve uma
progressão maior de portugal do que da frança», detalha.

em 2010, a frança manteve-se como terceiro parceiro
comercial de portugal – enquanto cliente e como fornecedor. já
portugal, é o 18.º cliente das exportações francesas e o 21.º fornecedor
daquele mercado.

«é importante portugal manter o marketing forte
sobre as potencialidades do país. ainda há sectores com futuro e é bom
dizê-lo, ao nível da comunicação do estado», sugere o presidente da
ccilf, que aponta os sectores das renováveis, turismo
e ambiente como tendo potencialidades para captar investimento francês
neste contexto de crise.

neste âmbito, destaca também a importância da
edição deste ano dos troféus luso-franceses – que a ccilf volta a
organizar, em parceria com o sol –, que visam incentivar as trocas
comerciais bilaterais, distinguindo empresas de sucesso em
cinco categorias (exportação portuguesa, exportação francesa,
investimento, pme e desenvolvimento sustentável).

«os troféus representam uma oportunidade no âmbito
do plano da troika. a exportação é um dos eixos prioritários para tirar
portugal da crise. através dos troféus, as empresas vão ter
visibilidade», afirma.

ana.serafim@sol.pt