tiago pires, actual nono classificado do world championship tour (wct), entra em competição no último heat da primeira ronda, e apenas deverá entrar na água na manhã de quarta-feira.
o melhor surfista português de sempre disputa a sua quarta época consecutiva no wct, e procura reeditar a vitória de 2005 em ribeira d’ilhas, praia na qual cresceu e deu os primeiros passos no surf.
as onze baterias disputadas hoje já apresentaram a primeira surpresa da competição: a eliminação do norte-americano cj hoobgood, antigo campeão mundial em 2001 e actual 17.º do ranking.
o quiksilver pro na ericeira é o primeiro evento com a categoria prime – seis estrelas -, que se realiza este ano no continente europeu, e onde marca presença os 96 melhores surfistas do circuito de qualificação assim como alguns dos que competem no wct.
o evento tem um prémio monetário no valor de 173 mil euros, dos quais 40 mil revertem para o vencedor, a par dos 6500 pontos que são contabilizados no world qualifying tour (wqs), campeonato de qualificação para o wct no qual muitos surfistas do principal circuito mundial participam de modo a salvaguardar a sua manutenção entre a elite do surf.
veja aqui o vídeo da soltv sobre a prova a decorrer na ericeira.