o melhor surfista português de sempre entrou forte no heat. nos primeiros 10 minutos logrou pontuar 5.00 na sua onda inaugural e, instantes depois, os juízes atribuíram-lhe 9.00, uma pontuação que foi, até ao momento, uma das melhores da competição.
tiago pires passou imediatamente para a liderança do heat com um conjunto de 14.00 pontos. mas os ataques do português não se ficariam por aqui pois, passados alguns minutos, nova onda valeu-lhe um 7.00, aumentado para 16.00 a sua marca na liderança quando faltam cerca de 14 minutos para o final do heat.
recorde-se que o sistema de pontuação das provas da association of surfing professionals (aps) baseia-se na soma dos pontos das duas melhores ondas surfadas pelos competidores durante um heat, com base nas classificações atribuídas pelo júri.
por esta altura, o outro português em prova no heat, filipe jervis, encontrava-se na terceira posição apenas a 0,8 pontos do brasileiro bernardo miranda.
as restantes ondas surfadas por tiago pires durante o heat não trouxeram alterações na sua pontuação, como tal, o português garantiu a sua passagem à segunda ronda da competição graças ao seu forte início no primeiro terço do heat.
felipe jervis, o jovem de 21 anos que em 2010 se sagrou vice-campeão europeu, terminou o heat no quarto e último lugar, não conseguindo assim ultrapassar a primeira ronda do quiksilver pro da ericeira.