herdade do peso, marca especialista da portuguesa sogrape na produção de vinhos do alentejo, aparece-nos agora no mercado com uma nova imagem e uma filosofia que visa promover o que é, nas palavras dos seus responsáveis, «profundamente alentejano».
de entre a sua gama, o vinha do monte é já um clássico e isto porque foi, em 1991, a marca de lançamento da sogrape nos vinhos desta região.
situada na zona da vidigueira (baixo alentejo), a herdade do peso tem uma área total de 465 hectares, 160 dos quais de vinha, com 20 hectares a serem ocupados por uma grande barragem de apoio ao sistema de rega. apesar de estar mais vocacionada à produção de vinho tinto, apresenta-nos este vinha do monte branco, um vinho que resulta fresco e intenso devido a factores climáticos específicos. com efeito, em 2010, tanto o inverno como a primavera foram muito chuvosos no alentejo, ajudando à reposição de humidade no solo, importante para o bom crescimento da videira e maturação das uvas.
este herdade do peso vinha do monte branco 2010, assinado pela equipa liderada pelo enólogo miguel pessanha, tem uma cor amarela citrina e o nosso palato facilmente lhe descobre um aroma frutado com destaque para a lima e limão. o final é persistente e suave e é ideal para ser servido como aperitivo ou acompanhando vários pratos de peixe. tem um teor alcoólico de 12% e pode ser guardado, no máximo, até dois anos. l
jose.moroso@sol.pt