em conferência de imprensa, vítor pereira pôde falar perante os jornalistas já como treinador principal dos dragões, sem que antes o presidente do clube, pinto da costa, proferisse algumas palavras.
«foi uma sucessão natural e prevista há muito tempo [e vai seguir] a onda natural de vitórias que tem caracterizado a carreira das equipas do fc porto nos últimos anos», sublinhou, a par de expressar «a maior felicidade» por contar agora com vítor pereira no cargo de treinador principal.
depois foi a vez do novo treinador portista. vítor pereira endereçou-se aos jornalistas, começando por «agradecer ao presidente e à administração a confiança» que em si depositaram.
o novo treinador, de 42 anos, respondeu depois às perguntas colocadas pelos jornalistas, que questionaram acerca da herança deixada por andré villas-boas (campeonato nacional, taça de portugal, super taça e liga europa).
e vítor pereira relativizou a questão. «é uma herança da qual fiz parte, por isso é uma herança com a qual estou habituado a lidar», garantiu, assegurando ainda que o fc porto, sob o seu leme, «vai continuar a cumprir o seu destino e a continuar a ganhar».
o novo técnico fortaleceu ainda mais a sua posição, ao dizer que andré villas-boas «não ganhou nada sozinho, ganhou sim a estrutura», da qual, prosseguiu «[se] orgulha de ter feito parte».
à semelhança do que villas-boas outrora afirmara acerca do seu lugar como treinador do fc porto, definindo-a como «a cadeira de sonho», vítor pereira confessou que o cargo, para si, «é a posição em que sempre [sonhou] estar», garantindo igualmente que este era «um objectivo de vida».
quanto ao futuro, e à próxima época em concreto – à qual o fc porto dá início já daqui a 10 dias -, vítor pereira frisou: «a equipa pode crescer mais, evoluir em determinados aspectos, [pois] há um período de refinamento que vamos ter que desenvolver. vamos trabalhar para fazer evoluir a equipa em determinados aspectos e comportamentos», apontou.
«vamos preparar a equipa em todos os jogos para os ganhar, e daremos uma resposta forte e à altura das expectativas», prometeu.
quanto a objectivos, estes passam, tal como na época passada, pela «conquista do campeonato nacional».
o fc porto apresentou assim o novo treinador no mesmo dia em que confirmou a saída do anterior. vítor pereira, ex-adjunto do agora mais caro treinador de sempre, assume o comando dos dragões para as próximas duas temporadas.