pagar a alguém para conversar consigo no messenger, para lhe dar conselhos de sedução, organizar viagens ou ajudar a emagrecer. parece estranho, mas são alguns dos tipos de serviços que podemos encontrar no site de biscates diverte-te.com.
com 42 anos e mãe de três filhos, marta leal descobriu o site através de uma amiga. secretária e a frequentar o curso de relações públicas e publicidade, viu ali uma possibilidade de «ganhar dinheiro extra». fruto do gosto que tem pela escrita, marta exerce no momento vários biscates: «eu escrevo cartas de amor por si; eu faço a história do seu animal de estimação; eu digito manuscritos para suporte informático; eu faço revisões de texto».
sendo a primeira a mais procurada destas actividades, principalmente pelo «sexo masculino», a natural de óbidos dedica o seu tempo livre a escrever por aqueles que por falta de prática ou de inspiração recorrem ao seu talento.
para marta, a vantagem de ter este tipo de negócio é o facto de não ter de se «preocupar com os pormenores de pagamentos e entregas».
outro anúncio que ali salta à vista é o do estudante de ciências bernardo gonçalves. com apenas 17 anos, passeia os cães daqueles que não o podem fazer por falta de tempo. o serviço tem larga procura noutros países da europa ou nos eua, e bernardo fá-lo em lisboa por 5 euros por cada hora de passeio.
«faço o que gosto e assim sou o gestor das minhas tarefas», afirma o estudante do 11.º ano, que ultimamente tem também sido «um saco de desabafos de alguns» através de outro serviço que presta no site.
o diverte-te.com, apesar do nome, é para muitos uma rampa de lançamento no mundo do trabalho. laura quinteiro brasil encontrou ali uma oportunidade original: «eu guardo segredos».
natural dos açores e formada em cinema, a jovem de 21 anos descobriu o site através da revista timeout. atraída pela capital, deixou para trás os açores e já está à espera da aprovação do próximo biscate: «tem a ver com culinária. faço a melhor lasanha do mundo».
o pioneiro deste inovador portal de «micro-emprego» é miguel calado lopes, de 39 anos. activo desde o dia 16 de fevereiro, o site tem-se conseguido impor «praticamente sem publicidade nenhuma». miguel diz que a única ferramenta utilizada para a divulgação «foi o facebook».
os desempregados não são os utilizadores exclusivos do diverte-te.com. em tempo de crise, pessoas com empregos estáveis também disponibilizam serviços como forma de ganhar algum rendimento extra: «existem utilizadores que tentam complementar o ordenado com a venda de biscates», explica o fundador.
há também casos de «pessoas altamente qualificadas que querem prestar algum tipo serviço» mais especializado.
exemplo disso é joão (nome fictício), de 40 anos, formado em engenharia electrónica e autor de um dos anúncios com mais sucesso. «eu revejo cvs para assegurar uma mensagem objectiva e de qualidade por 5 euros». o engenheiro contou ao sol que «não foi pelo dinheiro» que aderiu ao portal, mas sim para «ajudar as pessoas a apresentar currículos mais objectivos, coesos e profissionais».
se em portugal o diverte-te.com continua a ser um caso isolado, já nos eua o número de sites deste tipo tem crescido substancialmente, o que encorajou calado lopes a avançar com a ideia.
o conceito português difere, no entanto, dos exemplos norte-americanos. «no diverte-te.com os valores variam entre os cinco e os 150 euros», e os serviços oferecidos são diversificados. já nos eua, o valores cobrados estão limitados aos cinco dólares e os serviços prestados, com raras excepções, são apenas digitais.
sol