Quente&Frio

Quem está ao QUENTE e quem está FRIO. A semana vista por Ricardo David Lopes.

quente…

pedro passos coelho

o discurso de tomada de posse do primeiro-ministro foi realista e capaz de motivar os portugueses – e os seus empresários e agentes económicos – para o que aí vem. e é isso mesmo que passos coelho deve ser capaz de continuar a fazer: falar a verdade e transmitir energia ao país, a braços com uma depressão colectiva. todos os olhos estão postos sobre o novo chefe de governo e todos os portugueses, seja qual for a sua cor partidária, têm a obrigação de trabalhar para salvar o país da ruína em que se encontra.

george papandreou

a aprovação da moção de confiança ao governo grego foi o primeiro passo para evitar a falência do país, que precisa de ser salvo para… se salvar o euro. resta agora fazer passar no parlamento o ambicioso plano de reformas que desbloqueie a ajuda de que a grécia precisa. o primeiro-ministro helénico tem sido um verdadeiro exemplo de resistência, num país onde a oposição se tem comportado de forma suicida e irresponsável.

josé ferreira machado

a inclusão do mestrado em finanças da universidade nova de lisboa num (novo) ranking do financial times é uma excelente notícia para o director da faculdade de economia (e colunista regular do confidencial), mas sobretudo para os alunos e para o país. trata-se da terceira distinção do género da faculdade liderada por ferreira machado, que tem levado o nome de portugal ao país aos palop, nomeadamente angola, e ao mundo.

….frio

marques dos santos

depois do montepio, o banif torna-se no segundo banco português a ser colocado na categoria ‘lixo’ por um agência de rating, o que, mesmo tendo com conta a cada vez menor credibilidade das agências, é uma péssima notícia não só para o sistema financeiro português, mas também para o país. o banco fundado por horácio roque é, obviamente, quem mais sofrerá com esta ‘despromoção’ da moody’s. os tempos não se avizinham fáceis para a gestão de marques dos santos, cujo banco se mantém com outlook negativo.

ricardo.d.lopes@sol.pt