inco quintas em quatro diferentes regiões vinícolas de portugal (lisboa, alentejo, douro e beiras) permitem à companhia das quintas produzir vinhos com personalidade própria, atendendo às características específicas de cada local onde as vinhas são plantadas.
sendo uma das mais importantes empresas produtoras de vinho do país (detém cerca de 400 hectares de vinha no território nacional), falaremos hoje apenas da quinta da romeira, a mais extensa área de vinha contínua da casta arinto em portugal. foi fundada no século xviii e está situada em bucelas, uma das mais antigas regiões exportadoras de vinho. julga-se que a cultura da vinha foi aí introduzida pelos romanos, mas o seu vinho só começa a ser internacionalmente conhecido na altura das invasões francesas. o duque de wellington, comandante das tropas anglo-portuguesas contra os exércitos de napoleão, ofereceu o vinho da região de presente a jorge iii, introduzindo-o assim em inglaterra.
dos solos da sub-região de bucelas, que são compostos por derivados de calcários duros, sai-nos este prova régia premium 2010, exemplo de como aqui se produzem vinhos brancos de grande qualidade e riqueza aromática. com a casta arinto a conferir-lhe característica inconfundível, este prova régia premium 2010 tem cor amarelo cítrica com notas minerais complementadas por citrinos, maçã e ananás, revelando-se muito fresco e com um final de boca muito longo. com um teor alcoólico de 13,3%, estagiou em barricas durante 4 meses e vem assinado pelos enólogos joão corrêa e nuno do ó.
deve beber-se à temperatura de 9ºc e é recomendado para acompanhar peixes grelhados e mariscos. l
jose.moroso@sol.pt