pelo segundo ano consecutivo vai ser organizado em cerca de 85 países o dia mundial das redes sociais, uma iniciativa criada pelo mashable, um blogue especializado em web 2.0, para «celebrar à escala global a revolução que transformou a internet num ambiente eminentemente social», explicou ao sol elsa fernandes, gestora de marketing digital e uma das responsáveis pela organização do evento em portugal.
tal como na primeira edição, a cidade do porto volta a ser o palco principal das comemorações da data em território português.
depois de no ano passado a data ter sido comemorada com uma conferência no parque de ciência e tecnologia da universidade do porto, «que reuniu vários especialistas em social media e promoveu diversas ligações a eventos similares noutros pontos do globo», adianta elsa fernandes, desta vez as atenções estão focadas na exponor – feira internacional do porto.
para a gestora de marketing digital o evento é uma «grande festa» onde «queremos assinalar a data de forma informal e divertida, tentando transpor para a vida real as relações profissionais e de amizade que se foram criando na rede».
segundo elsa fernandes «optámos, por isso, por criar na zona principal do evento um alinhamento de pequenas intervenções de cinco minutos por pessoa sobre temas relacionados com social media onde todos são convidados a partilhar a sua experiência, conhecimentos, dicas, ideias, oportunidades, etc.», sem recurso a apresentações multimédia.
«a nossa ideia é, no fundo, voltar ao que está na base de toda a interacção nas redes sociais, que é a conversa e o relacionamento entre as pessoas, mesmo que para isso se usem ferramentas tecnológicas mais ou menos avançadas», sublinha.
dentro deste grupo de 40 oradores convidados está prevista a presença de nomes como rui lourenço, responsável pela presença da presidência da república nas redes sociais, anderson gouveia, vice-presidente da associação nacional para o software livre, o jornalista daniel catalão, luís borges gouveia, da universidade fernando pessoa, ou tito de morais, responsável pelo projecto miudossegurosna.net.
outra das iniciativas em destaque, de acordo com elsa fernandes será a ligação «a outras cidades europeias e brasileiras», nomeadamente o rio de janeiro, que a par de nova iorque luta «pelo título de cidade com mais participantes» na edição deste ano do dia mundial das redes sociais.
redes sociais com evolução «bastante acelerada em portugal»
sobre a experiência que tem da utilização deste tipo de sites em portugal, a gestora de marketing digital considera que «as redes sociais têm evoluído de forma bastante acelerada em portugal».
o exemplo mais popular é o facebook, que conta com um elevado número de utilizadores portugueses, mas «as outras redes sociais, embora não com tanta expressão, também têm um número de utilizadores bastante significativo», acrescenta.
elsa fernandes afirma que os cibernautas foram os primeiros a abraçar este universo, «mas marcas em geral já perceberam que o consumidor está lá e têm feito um trabalho de posicionamento nas redes sociais e de engadgment com o consumidor em alguns casos de forma muito inteligente e com muito sucesso».
mais informações sobre o evento, que decorre entre as 18 horas e as 22 horas e será transmitido via live streaming no site da iniciativa, nos seguintes links:
site: http://www.smdayportugal.com/
blog: www.smdayportugal.blogspot.com
twitter: www.twitter.com/smdayportugal
facebook: www.facebook.com/smdayportugal
inscrições: www.smdayportugal.eventbrite.com