Alberto do Mónaco e Kate Moss disputam convidados [fotogaleria

A rainha das passerelles e o solteirão mais cobiçado começaram por disputar convidados, mas a inglesa até mudou a data do casamento para evitar problemas.

veja aqui as imagens dos preparativos do casamento do prinípe alberto

uma é rainha da moda, a outra uma discreta nadadora que virará princesa. uma adora música e festas, a outra é viciada em desporto. uma foi capa de jornal a snifar cocaína, a outra mantém-se longe de escândalos. uma soma ex-namorados famosos como johnny depp, a outra casa com um dos solteirões mais cobiçados do mundo que tem no seu ‘cadastro’ nomes como brooke shields e naomi campbell. uma é kate moss, 37 anos; a outra charlene wittstock, 33. uma casará com o guitarrista dos the kills, jamie hince, 42 anos; a outra com o príncipe alberto do mónaco, 53.

tudo as diferencia, mas optaram pela mesma data para se casarem e, à conta disso, nos últimos meses disputaram-se convidados e atenções. isto até que, há poucas semanas, kate moss pôs fim aos dilemas: enviou um cartão branco contornado a prata com uma nova data. na verdade, bastou um dia para que a rainha da passerelle e a futura princesa do mónaco não tenham de dividir protagonismo.

assim, kate moss casará a 1 de julho – data do casamento civil de charlene e alberto, cuja cerimónia religiosa será no dia seguinte, a 2 de julho. em comum o facto de ambos os casamentos se prolongarem por três dias. mas se kate moss quer celebrar o seu amor com uma espécie de festival de música – a que já chamam de mosstock, em alusão a woodstock –, charlene viverá uma cerimónia onde a música estará presente, mas de forma mais tradicional, ou não fosse um casamento real.

e as diferenças não ficam por aqui. no caso da cerimónia monegasca, uma grande parte dos pormenores são já conhecidos, pois a tal obriga o protocolo; no caso de kate moss tudo permanece envolto em segredo. sabe-se que a cerimónia decorrerá numa igreja próxima da casa da modelo em little faringdon, oxfordshire, no sudoeste inglês, onde estão a ser montados inúmeros palcos e tendas, falando-se de actuações de snoop dogg, led zeppelin ou até dos rolling stones – tudo para transformar a propriedade num verdadeiro festival de música. aos cerca de 300 convidados terá mesmo sido pedido que escolhessem roupa confortável e informal. a filha da modelo, lila grace, de oito anos, fruto da relação com o editor da revista dazed & confused, jefferson hack, será dama de honor, e o fotógrafo oficial será mario testino, amigo da noiva e fotógrafo de william e kate middleton. para lua-de-mel fala-se da tailândia.

já no mónaco, as festividades têm um calendário muito definido: começam a 30 de junho com um concerto dos eagles, oferecido aos monegascos. a 1 de julho terá lugar a cerimónia civil, pelas 17 horas, na sala do trono, perante 850 pessoas, mais as que assistem através dos ecrãs espalhados na praça do palácio. o casal irá depois à varanda saudar os presentes, ao que se seguirá um buffet e um concerto de jean-michel jarre, no porto do mónaco. no grande dia, 2 de julho – altura em que os convidados de moss já devem estar em plena ressaca casamenteira –, charlene e alberto celebrarão o seu amor perante 3.500 convidados, no pátio do palácio que, tal como no casamento de rainier e grace, há 55 anos, será transformado numa igreja ao ar livre. os temas litúrgicos serão interpretados por figuras como andrea bocelli e paul mccartney. seguir-se-á uma volta de lexus híbrido – ou não fosse alberto o ‘príncipe verde’ – pelo principado até à igreja de sainte devote, onde a noiva depositará o bouquet. chega então o copo–d’água, da responsabilidade do chef alain ducasse, para 500 convidados – a quem o casal pediu que substituíssem os presentes por donativos para associações humanitárias. depois, charlene e alberto rumam à áfrica do sul, país que viu a princesa crescer, para celebrar a união com 200 convidados locais e passar a lua-de-mel num resort.

com a alteração da data do casamento de kate moss, espera-se que os convidados consigam resolver os seus problemas de agenda. como o caso de naomi campbell, madrinha de kate moss e ex-namorada de alberto, giorgio armani, que deverá assinar o vestido de charlene mas que é amigo de kate, ou karl lagerfeld, amigo de ambos os casais. já charlotte casiraghi, amiga da modelo, mas sobrinha de alberto, não terá como falhar às festividades monegascas. além dela já confirmaram presença inúmeros chefes de estado, como nicolas sarkozy. kate moss pode já riscar da lista lady gaga, que não estará presente mas já enviou o seu presente: um acordeão.

o momento mais aguardado, porém, é o desvendar dos vestidos. e se, em relação a charlene, não parece haver dúvida de que será giorgio armani o eleito, o ícone da moda kate moss debate-se com expectativas bem mais elevadas. inicialmente disse-se que seria a própria modelo a desenhá-lo, mas depois a modelo afirmou que seria john galliano – antes do episódio anti-semita que levou ao seu afastamento da dior. ainda assim é de esperar que mantenha a decisão, até porque galliano foi uma das figuras que vieram à praça pública defendê-la quando foi apanhada a consumir cocaína.

raquel.carrilho@sol.pt