Sonho de Djokovic dá-lhe liderança do ranking e final em Wimbledon [vídeo

Novak Djokovic garantiu esta sexta-feira a liderança do ranking mundial ATP ao vencer em quatro sets o francês Jo-Wilfried Tsonga. O sérvio vai entrar na final de Wimbledon, e pela primeira vez na sua carreira, como o melhor tenista do planeta, mesmo que encontre o espanhol Rafael Nadal.

djokovic venceu tsonga pelos parciais 7-6, 6-2, 6-7 e 6-3 e assegurou imediatamente dois marcos inéditos na sua carreira: a liderança do ranking atp e a presença na final de wimbledon, pela qual, citado pela associated press, «sonha desde que [começou a jogar ténis] aos quatro anos».

mas jo-wilfried tsong vendeu cara a derrota no court central de wimbledon, à semelhança do que tinha feito perante roger federer nos quartos de final. a luta da sensação francesa na relva do mítico torneio britânico atribuiu-lhe um rótulo de ser um adversário difícil de ultrapassar.

tsonga impôs um break ao logo no primeiro jogo de serviço do sérvio e deu o mote às dificuldades que iria colocar ao ainda número dois do ranking. o tenista francês obrigou djokovic a disputar dois tie-breaks durante os quatro sets do encontro, além de ter conquistado o terceiro set e obrigado o sérvio à disputa de um quarto e derradeiro set.

o tenista francês ia trocando, porém e de forma intermitente, os rasgos de acrobacia que lhe salvavam pontos com vários erros não forçados, num total de 29, escreve a bbc.

a intensidade do encontro ficou patente com os vários ‘mergulhos’ para a relva de ambos os tenistas, onde os seus esforços os levavam a disputar bolas até ao limite, levando o público ao delírio nas bancadas. ambos reconheceram o apoio do público, trocando aplausos com os milhares que assistiam ao encontro.

veja aqui os três melhores pontos disputados por djokovic e tsonga.

no final, a vitória abriu um largo sorriso na cara de novak djokovic, o ‘djoker’, como é apelidado no circuito. «os meus sonhos estão a tornar-se realidade», confessou, esperando que, no futuro, «possam vir mais celebrações».

djokovic entrará no court central do all england club ainda como vice-líder do ranking, e possivelmente frente ao ainda líder, rafael nadal (que ainda joga a outra meia-final com o escocês andy murray), mas, logo na segunda-feira, poderá festejar a sua oficialização como novo líder do ranking mundial de tenistas.

online@sol.pt