a quarta etapa do ‘tour’ proporcionou o primeiro desafio aos trepadores da prova, que constituíam a maioria do grupo que liderou a chegada à meta no final dos 172, 5 quilómetros da etapa que ligava lorient a mûr-de-bretagne.
a subida final de terceira categoria erguia-se diante do ciclistas a cerca de quatro quilómetros da meta, o que proporcionou o avanço dos principais trepadores, que deixaram para trás os sprinters que, tradicionalmente, reunem as atenções nas etapas planos do primeiro terço da prova.
a chegada em sprint foi desta feita protagonizada por ciclista como alexander vinokourov, frank schleck, alberto contador e cadel evans, com os dois últimos a firmarem um duelo na frente do grupo pela vitória na etapa.
o espanhol ainda levantou os braços em modo de celebração, conta o the independent, no momento em que curtou a meta quase ao lado de cadel evans, mas a ‘photo-finish’ mostrou que, por centímetros, a vitória pertenceu ao australiano.
ainda assim, a camisola amarela continua a pertencer ao norueguês thor hushovd, um sprinter que logrou manter-se no grupo da frente e terminar junto dos trepadores que o ‘rebocaram’ ao longo da subida do primeiro obstáculo de montanha da volta à frança.
contudo, o norueguês dispõe agora apenas de um segundo de vantagem na classificação geral sobre cadel evans, que ascendeu ao segundo posto, seguido por frank schleck, que fecha o pódio com quatro segundos de desvantagem para o líder.
apesar do segundo lugar na etapa, alberto contador encontra-se na 41.ª posição da geral, fruto do atraso provocado pela queda que sofreu na terceira etapa do ‘tour’.
a quinta etapa, que se disputará amanhã, quarta-feira, liga carhaix a cap fréhel com uma distância de 164,5 quilómetros, e volta a contar com uma contagem de montanha, desta feita de quarta categoria.