mesmo em tempo de crise, há quem não prescinda de manter o hábito e o conforto do aluguer de uma barraca de praia ou de uma sombrinha, faça bom ou mau tempo, em vez de carregar com o guarda-sol. é o caso de muitos banhistas que frequentam as praias da região oeste.
alguns deles chegam a alugar barraca para um mês inteiro de férias. a despesa atinge os 130 euros na praia de santa cruz centro (torres vedras), onde existem mais de 200 barracas, menos do que na areia branca (lourinhã), onde o aluguer mensal de uma das cerca de cem barracas é de 90 euros.
por um dia, os banhistas gastam 10 euros em santa cruz centro ou oito euros na areia branca. tal como no resto do país, compensa adquirir o pacote mensal em caso de frequência da praia por muitos dias consecutivos.
numa ronda da agência lusa pelo algarve, a região mais concorrida no verão, foi possível encontrar uma sombrinha com duas espreguiçadeiras por 12 euros, como na praia da quarteira junto ao hotel d. josé ou na praia do cabeço, em castro marim.
muitos hotéis têm zonas específicas para clientes incluídas no preço da estadia.
entre os valores mais altos de uma sombrinha com duas espreguiçadeiras no algarve está a concessão da praia do gigi/quinta do lago, localizada junto a um empreendimento de luxo (22 euros por dia).
ainda assim, os preços podem não baixar muito em zonas com menos turistas e águas mais frias: na praia de buarcos, na figueira da foz, o aluguer de um chapéu, três cadeiras e uma espreguiçadeira custa 15 euros por dia, 80 por semana e 190 por mês.
no mesmo concelho, cobra-se o mesmo valor diário por um chapéu e duas cadeiras na praia do relógio, onde a mensalidade já é de 150 euros.
o valor mais baixo encontrado na figueira da foz, de cinco euros/dia e 85/mês, refere-se à segunda fila de barracas com toldo (mais pequenas do que os chapéus) e duas cadeiras. também noutros areais estas barracas são mais baratas do que o chapéu com ‘saia’.
nas praias de gaia, porto e matosinhos, o preço de uma sombra varia entre os 80 e os 110 euros por mês ou entre os seis e os 12,5 euros por dia.
em gaia, na praia de miramar, alugar uma barraca ou toldo custa 90 euros por mês e nove por dia. na praia da sãozinha, o custo da barraca desce para os 80/mês e seis/dia.
já no porto, na praia do homem do leme, é possível ter uma barraca durante um mês por 110 euros, enquanto que por dia custa oito. em matosinhos, na frequentada praia cidade s. salvador, muito frequentada apesar de não ter bandeira azul, o preço é de 80/mês e 6,5/dia.
no grande porto, a sombra mais cara foi encontrada na praia da memória, matosinhos, onde alugar uma barraca em julho custa 100 euros mais iva (mês) e 12,5 euros mais iva (diária).
lusa/sol
