Ao terceiro jogo Messi brilha e Argentina passa aos ‘quartos’ da Copa América [vídeo

Ao fim de três encontros a Argentina rubricou finalmente uma exibição que justificou os aplausos dos seus conterrâneos adeptos e venceu a Costa Rica por 3-0. Lionel Messi foi eleito o melhor homem do jogo e a selecção albi-celeste assegurou a passagem aos quartos de final da Copa América.

a terceira cidade que acolhia uma partida da argentina brindou os jogadores com apoio, ovações e aplausos ao longo dos 90 minutos. o apoio das bancadas foi, desta feita, correspondido dentro de campo.

o seleccionador argentino, sérgio batista, trocou ezequiel lavezzi por gonzalo higuaín, que passou a alinhar como único ponta-de-lança, secundado agora por angel di maría (por troca com carlos tévez) de um lado, kün aguero do outro, e messi no meio, que tinha agora espaço para brilhar.

assim o fez, com as oportunidades de golo a sucederem-se e as jogadas de entrosamento a aparecerem em maior número, que justificaram, de resto, a eleição do craque do barcelona como o melhor jogador da partida.

o primeiro golo foi da autoria de aguero, que no fim do encontro afimou, citado pela marca, que esta foi o seu «melhor jogo pela argentina», talvez justificado pelo facto de ter igualmente marcado o segundo golo da partida, a passa de messi.

o terceiro e último tento marcou-o di maría, novamente na sequência de uma abertura de ‘la pulga’ que, apesar de ter terminado o encontro em branco, foi quem mais ressaltou da exibição argentina.

«começa agora outra copa», garantiu, segundo o l’équipe, após agradecer o apoio dos adeptos de cordoba, cidade argentina que acolheu a partida: «obrigado pelo apoio dirigido à equipa e especialmente a mim».

a argentina garantiu assim ao terceiro jogo a passagem aos quartos de final da copa américa, após saldar por empates as duas primeiras partidas realizadas na fase de grupos. a selecção das pampas junta-se à colômbia, chile, venezuela e perú, quando restam ainda três vagas disponíveis.

é agora a vez do brasil provar que ainda está vivo e dissipar as críticas que lhe têm sido apontadas nesta copa américa.

veja os três golos da vitória argentina sobre a costa rica.

diogo.pombo@sol.pt