O que ler na praia? Sugestões de livros para levar de férias

O que ler no Verão? O SOL escolheu algumas obras para levar na mala de férias.

uma viagem à índia, gonçalo m.tavares. romance vencedor do prémio ape , de um dos mais aclamados escritores portugueses.

o grande bazar ferroviário, paul theroux. escrita por um dos mais famosos autores de literatura de viagens mundiais, esta é a narrativa do seu périplo pelos caminhos-de- ferro asiáticos, desde o expresso do oriente ao transiberiano.

quarto livro de crónicas, antónio lobo antunes. só lhe falta o nobel. até à publicação do próximo romance (depois do verão) o melhor é ir lendo as crónicas. aqui se reúnem 79 dos textos publicados na revista visão.

destinos entrelaçados, abraham verghese. desde os anos 40 até aos dias de hoje, esta saga familiar passa por um convento na índia, uma sala de operações na etiópia e um hospital no bronx, numa narrativa em que cirurgia e história – tal como os destinos – se entrelaçam.

dicionário de coisas práticas, francisco josé viegas. para conhecer melhor as opiniões do novo secretário de estado da cultura, que aqui se debruça sobre variados temas.

a viagem, virginia woolf. primeiro romance da autora, publicado em 1915, um rito de passagem para a maioridade. a protagonista parte para a américa do sul numa viagem de autodescoberta.

a toupeira, john le carré. primeiro livro da trilogia de smiley, a série que deu ao autor o título de mestre da literatura de espionagem. um agente a trabalhar para os soviéticos infiltrou-se nos serviços secretos britânicos, pondo em causa algumas missões. quem será?

ilha teresa, richard zimler. se o escritor se mudou há duas décadas dos eua para portugal, neste romance faz o caminho contrário, colocando-se na pele de uma adolescente portuguesa emigrada nos eua.

a verdadeira história do bandido maximiliano, jacinto rego de almeida. um divertido thriller composto por um manuscrito perigoso, uma família de bandidos e pelo clima tropical brasileiro. perfeito para ler ao sol.

la coca, j.rentes de carvalho. o escritor português é uma verdadeira pop-star literária na holanda, mas só agora foi descoberto em portugal. muito humor numa narrativa que versa sobre o contrabando e o tráfico de droga no norte do país.

pornopopeia, reinaldo moraes. um livro brasileiro de excesso para uma época de excessos. sob a pressão de ter que fazer um filme publicitário sobre enchidos de frango, o protagonista entra numa espiral de sexo, álcool e drogas. para rir e conhecer o que de melhor se está a fazer na literatura em língua portuguesa do lado de lá do atlântico.

rita.freire@sol.pt