Quem são e o que fazem as agências de rating?

O que fazem as agências de rating? As agências avaliam a capacidade de Estados ou empresas pagarem os seus empréstimos através de uma classificação a que se chama rating, ou seja uma nota. Esta é apenas uma opinião e não assegura que um Estado ou empresa com classificação máxima não entre em bancarrota. Diz apenas…

quantas agências existem?

existem cerca de 30 a 40 agências de rating em todo o mundo, mas o mercado é dominado pela standard&poor´s, moody´s e mais recentemente pela fitch, que são conhecidas como as ‘três grandes’.

as ‘três grandes’ são todas norte-americanas e detidas por grupos financeiros?

não. foram fundadas nos eua onde os ratings nasceram, mas hoje a fitch pertence a uma empresa francesa, a fimalac, e a s&p é detida pela mcgraw-hill, um grupo editorial.

porque são tão criticadas?

a sua actuação durante a crise financeira de 2008 foi amplamentente criticada após terem classificado com nota máxima produtos financeiros tóxicos que estiveram na origem da crise. em 2001, as agências deram rating máximo à enron, quatro dias antes da maior energética dos eua, ter declarado falência. fizeram o mesmo com a worldcom, uma das maiores telecoms nos eua que também faliu.

há conflitos de interesse?

as agências têm como accionistas empresas a quem dão avaliações. é um tema por resolver.

como fazem negócio?

estados e empresas pagam para ter um rating.

quanto custa ter um rating? é difícil de saber. o preço depende do número de serviços e ratings contratados, assim como da dimensão da empresa. o público noticiou recentemente que o estado e empresas portugueses pagam 9 milhões de euros por ano às três grandes.

porque é importante ter um rating?

hoje é a melhor garantia para conseguir financiamento junto dos investidores. empresas sem rating têm mais dificuldade ou mesmo impossibilidade de financiar-se. e no caso dos bancos portugueses, por exemplo, sem os ratings das agências não conseguem obter financiamento junto do bce – a sua ‘tábua de salvação’ nos últimos dois anos.

como é feita a atribuição de um rating?

através de dados quantitativos como relatórios e contas, embora as investigações feitas após a crise financeira de 2008, tenham provado que os factores qualitativos foram determinantes na atribuição de diversas notas.

mas influenciam assim tanto os mercados?

têm influência porque os investidores seguem e acreditam nas suas opiniões. mas por exemplo, durante a crise da dívida na zona euro, os juros e o risco da grécia ou portugal já estavam há meses a níveis insustentáveis antes de as agências considerarem estes activos como ‘lixo’.

quando há um downgrade, as agências são obrigadas a alertar o emitente?

sim. entre 24 e 48 horas antes do anúncio oficial.

há alternativa às agências?

cada investidor pode decidir por si próprio. não precisa de agências.estas apenas emitem opiniões. além das três grandes começam a ganhar força a canadiana dbrs e a chinesa dagong.

luis.goncalves@sol.pt