o inac firmou com a fata – federal air transport agency, em abril de 2010, um acordo extraordinário para alargar o número de voos entre lisboa e moscovo. «ficou aí expresso que as empresas designadas terão direito a operar até 14 voos semanais de ida e volta», disse ao sol fonte oficial do inac. as companhias englobadas neste acordo são a tap, do lado português, e a aeroflot, do lado russo.
desde junho de 2009, a transportadora aérea nacional de bandeira efectuava cinco voos semanais (ida e volta) entre a capital portuguesa e a capital russa. fonte oficial da tap explica que devido «aos resultados obtidos acima da expectativa, decidimos, tal como previsto no acordo, fazer um pedido, em março de 2011, para efectuarmos quatro voos semanais extraordinários, entre julho e setembro».
mas uma decisão de última hora por parte das autoridades russas impediu a tap de efectuar as ligações extra. o sol tentou obter explicações da fata, mas a autoridade russa não se pronunciou.
milhares de passageiros que iam apanhar um voo em lisboa ou em moscovo viram as suas reservas alteradas à última da hora, tal como confirmou o sol junto da tap, que se recusa a avançar com o número exacto de modificações.
«todos os passageiros que tinham reservas estão a ser protegidos pela tap», garante a mesma fonte. o regresso a portugal será então efectuado em voos da alemã lufthansa, através da rota moscovo-frankfurt-lisboa (ou porto) ou serão incluídos nas ligações regulares directas da tap moscovo–lisboa numa outra data.
alguns passageiros apanhados no meio desta ‘guerra’ disseram ao sol que uma das principais preocupações era não conseguirem sair da rússia antes de o visto expirar, tornando a saída da capital ainda mais difícil. «os russos não são propriamente flexíveis nestas situações», disse ao sol um dos visados.
jogada empresarial?
fontes do sector ouvidas pelo sol justificaram esta decisão das autoridades russas com um possível interesse de companhias aéreas darússia – desejosas de expandirem o seu mercado dentro da uniãoeuropeia – efectuarem esta ligação em vez da tap.
em 2010, a empresa portuguesa transportou 50 mil passageiros nesta rota. «muitos dos passageiros vêm a lisboa fazer ligações para a madeira», justifica a tap, que vai manter apenas as cinco ligações (ida e volta) semanais regulares entre as duas capitais.
com o cancelamento destes voos extraordinários, a tap perdeu cerca de dez mil passageiros e uma receita potencial total próxima dos 2,5 milhões de euros, no período em questão, segundo as contas do sol.