Suarez atira o Uruguai para a final da Copa América

A Copa América conheceu na madrugada desta quarta-feira o primeiro finalista da competição. Luis Suarez confirmou com dois golos a passagem do Uruguai à final frente a uma selecção do Peru que caiu mas é louvado pela prestação que lhe permitiu atingir as meias-finais.

com as eliminações de brasil e argentina, o uruguai – terceiro classificado no mundial de 2010 na áfrica do sul -, perfilou-se, daí em diante, como o crónico favorito à vitória final na mais importante competição de selecções da américa do sul.

ultrapassada a argentina (vitória nos penáltis), os uruguaios encontraram o peru, selecção surpresa que contrariava as expectativas e atingia as meias-finais da prova. mas, em menos de dez minutos, suarez fez tombar as esperanças peruanas ao apontar os dois golos da vitória do uruguai, primeiro aos 51 minutos e, pouco depois, aos 57 minutos.

a alma uruguaia que embalou a selecção ao terceiro lugar no último mundial voltou a carregar de força os seus jogadores. «esta equipa demonstrou uma incrível fome por glória», enfatizou à cnn álvaro pereira, lateral do fc porto que tem sido um dos esteios da equipa, com dois golos anotados na competição.

o uruguai está assim de malas feitas para buenos aires, capital do tango argentino onde, no estádio monumental, falta ainda definir o outro parceiro para o dueto que disputará a conquista da copa américa.

a madrugada de quinta-feira vai ditar o outro finalista, que sairá da partida entre o paraguai (eliminou o brasil), e a venezuela, única equipa ainda em competição que nunca venceu a copa américa.

«uruguai vai pela taça», assim destacou o diário el país do uruguai, na manchete abre o seu site em memória do triunfo da selecção ‘celeste’, penúltimo passo numa caminho que poderá culminar, no domingo, na ansiada conquista da copa américa.

apesar de contabilizar 14 troféus da copa américa no seu historial o uruguai não vence a competição desde 1995.

diogo.pombo@sol.pt