Êxito da ‘celeste’ incendeia as ruas do Uruguai com festejos [vídeos

A conquista do Uruguai da Copa América atirou os festejos para as ruas. Milhares de pessoas encheram as ‘calles’ da capital, Montevidéu, enquanto aguardavam, no domingo, pela chegada da selecção ao aeroporto, para intensificar as celebrações que atingiram o seu cume com 60 mil pessoas no Estádio Nacional.

o apito final da vitória por três golos sem resposta no domingo, dia da final da copa américa, foi o rastilho imediato para o início dos festejos. a seca durava desde 1995, e com a vitória, o uruguai tornou-se o país mais titulado da américa do sul, com 15 conquistas, no total, da copa américa.

o êxito da selecção celeste contagiou o país. as botas de luis suarez e diego forlán confirmaram, no jogo decisivo, a vitória do uruguai sobre o paraguai. o contágio resultou numa enchente de cerca 500 mil pessoas, segundo a marca, que esperavam a chegada da selecção no centro de montevidéu.

do meio milhão que alastrou pelas ruas, apenas 60 mil couberam no estádio nacional de montevidéu, onde os jogadores da selecção deram várias voltas de honra ao longo da pista de atletismo, conta o diário uruguaio el país, perante o gáudio e aplausos eufóricos vindos das bancadas.

[youtube:lxriehcwgkk]

la tele – uruguai

dos êxitos às homenagens, esta terça-feira a comitiva da selecção vai ser recebida pelo presidente do país, josé mujica, destaca o el observador na sua edição online, após já ter esperado a chegado dos jogadores, no domingo, ao aeroporto de carrasco, perto de montevidéu.

a vitória na copa américa assumiu-se como um desfecho perfeito num ano em que volta a colocar o uruguai nos destaques do futebol internacional.

a glória que a selecção celeste conquistara nos anos 30, 40 e 50 do século passado, com a conquista de dois mundiais como expoente máximo, resultava hoje em dia num estatuto pouco recordado e encarado como distante.

o seleccionador óscar tabárez encarregou-se de comandar a selecção e devolvê-la ao prestígio que vinha a perder. após o quarto lugar alcançado no mundial da áfrica do sul, o uruguai conquistou a 15.ª copa américa do seu historial.

segue-se a campanha de qualificação para o mundial do brasil em 2014, onde o uruguai vai carregar o ceptro de campeão da américa do sul.

vídeo: os festejos nas ruas de montevidéu.

diogo.pombo@sol.pt