o primeiro encontro oficial da temporada levou mais de 30 mil pessoas ao estádio da luz, que viram a equipa apresentar-se com quatro reforços no onze inicial para a primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da liga dos campeões: o guarda-redes artur moraes, os defesas ezequiel garay e emerson, e o médio enzo pérez.
de resto, o elenco benfiquista fez alinhar os habituais titulares da época passada, com os argentinos saviola, gaitan e aimar ao lado de óscar cardozo. a primeira parte revelou um benfica atacante mas sem criar ocasiões para marcar, saldo um remate, quase do meio campo, de gaitán, que tentou aproveitar uma saída mal calculada do guarda-redes turco.
a segunda parte seria o palco dos momentos decisivos. a quebra física de parte a parte foi menos notória do lado ‘encarnado’ – algo que jorge jesus, treinador do benfica, admitiu tê-lo surpreendido em declarações após a partida -, e a equipa começou a crescer.
a entrada de nolito para o lugar de enzo pérez trouxe mais acutilância ao lado esquerdo do ataque, e a frescura do espanhol causou danos à defesa turca. e foi numa jogada de insistência que, após perder a bola ao tentar fintar um adversário, nolito recebe um passe de aimar e, perante o guarda-redes, desferiu um remate acrobático que só parou no fundo das redes turcas.
um ascendente do benfica era notório, e já antes do golo saviola tinha enviado um remate ao poste. os ‘encarnados’ continuavam a pressionar, e o segundo golo surgiu já perto do final, por nico gaitán, naquele que foi o ponto alto da partida, ao rematar, à entrada da área, ao ângulo superior esquerdo da baliza do trabzonspor, após assistência de axel witsel.
foi com o resultado em 2-0 que o encontro terminou. a equipa turca revelou-se demasiado encolhida no seu meio campo, em parte por culpa do benfica, embora tenha assustado a baliza dos ‘encarnados’ em duas ocasiões, ambas em lances que resultaram em golos anulados.
a partida da segunda mão vai ser disputada a 3 de agosto, em istambul, a cerca de 1000 quilómetros de trabzon, cidade de onde provém o clube, pois o seu estádio acolhe actualmente as olimpíadas europeias da juventude.
os dirigentes turcos prometeram, porém, que os seus adeptos vão encher o estádio e erguer o ambiente eufórico que caracteriza, normalmente, os estádios turcos, para gáudio dos locais e ‘pesadelo’ das equipas visitantes.