a 12.ª jornada do brasileirão albergou uma partida forte em emoções, onde se defrontaram em campo algumas das maiores estrelas do futebol em terras de vera-cruz. numa partida recheada de reviravoltas, neymar, do santos, marcou dois, mas ronaldinho facturou um hat-trick pelo flamengo.
ao todo, o resultado final foi de 5-4, algo que tanto adeptos como jogadores não devem ter previsto no final da primeira parte, quando o santos vencia em casa por três golos sem resposta um dos crónicos candidatos ao título brasileiro.
o avançado borges marcou dois golos antes de, no final da primeira meia hora de jogo, neymar ter feito um golo onde ficaram evidentes as qualidades que fazem dele um dos craques mais cobiçados por equipas do outro lado do atlântico.
o internacional brasileiro justificou os 45 milhões que o santos pede para a sua transferência, ao executar uma jogada onde passou por três jogadores, tabelou com borges, e depois fintou um central do flamengo «como se ele não estive lá» – descrição de um comentador desportivo brasileiro -, finalizando depois face à saída do guarda-redes felipe (ex-sporting de braga).
[youtube:yilmhgzntsm]
as equipas regressaram do intervalo, e o flamengo com outra motivação. o ‘mengão’ reduziu para 3-2, golos de ronaldinho e thiago neves. depois, o santos beneficiou de um penálti infantilmente cobrado por elano, que após falhar um penálti na copa américa voltou a claudicar.
deivid, antigo avançado do sporting, empatou depois a partida a três golos, na sequência de um canto que desviou, de cabeça, ao primeiro poste.
ronaldinho voltaria a intervir e, na cobrança inteligente de um livre directo, voltaria a empatar a partida, agora a quatro golos. o antigo jogador do barcelona e ac milan bateu rasteiro para aproveitar o salto dos jogadores do santos que estava na barreira.
e, já nos instantes finais da partida, ronaldinho faria o seu terceiro golo a concluir uma jogada de contra-ataque da equipa do rio de janeiro, confirmando a vitória e o resultado final de um ‘jogo de loucos’ no vila belmiro, estádio do santos.
o duas vezes eleito melhor jogador do mundo pela fifa tornou-se, assim, no melhor marcador do brasileirão, onde o flamengo ocupa a 3.ª posição, enquanto que o santos de neymar, ganso, elano e léo desceu para o 16.ª posto, destaque a globo.