Chegou o Pino do Verão

Cerca de 300 pessoas, entre membros de bandas filarmónicas, coros e associações regionais, actores e cantores líricos, tomam o palco para celebrar a estação quente, no espectáculo Pino do Verão, com poemas de Eugénio de Andrade.

depois de três semanas em que os termómetros teimavam em não subir, eis que as temperaturas sobem mesmo a tempo de agosto, e de pino do verão, celebração estival que o teatro o bando leva à cena desde 2001, nas últimas sextas-feiras de julho.

são 300 pessoas em cena, entre membros de bandas filarmónicas, coros e associações regionais, actores e cantores líricos que, anualmente, se juntam para celebrar a estação quente, com o espectáculo pino do verão.

este ano a tradição não poderia falhar e pino do verão sobe esta sexta-feira, ao palco do miradouro do castelo de palmela, às 22h30. o espectáculo alia o teatro, ao canto, à música e à poesia de eugénio de andrade. sempre com a paisagem natural como cenário e a serra da arrábida como pano de fundo.

joão brites é o responsável pela encenação e pela dramaturgia dos poemas de eugénio de andrade. jorge salgueiro assina a composição e direcção musical. a entrada é livre e a organização lança o repto: «se se quer sentar, traga uma cadeira; se quer ver, traga uma lanterna; se não quer ter frio, traga uma manta; para que todos possamos cantar: ‘uma pátria tem algum sentido/ quando é a boca/ que nos beija a falar dela’».

rita.s.freire@sol.pt