porém, este sistema está a atravessar fronteiras e a instalar-se em portugal. neste verão, e para responder à procura crescente, as principais redes hoteleiras introduziram ou reforçaram a oferta desta modalidade.
o grupo pestana, por exemplo, passou nesta época estival a ter regime ti num hotel do algarve e em dois na madeira. no arquipélago, as reservas deste produto já pesam 40% no total. «a modalidade foi lançada este ano porque o mercado demonstrava uma tendência de procura, a nível nacional e internacional», explica fonte do maior grupo hoteleiro português. se correr bem, o pestana admite que poderá alargar o conceito a toda a rede.
ganhar à concorrência
as famílias – portuguesas, mas também estrangeiras, sobretudo inglesas, alemãs e nórdicas –, são o principal público do tudo incluído. e a crise pode potenciar a procura, uma vez que, neste tipo de férias – que têm um preço fixo à partida – é mais fácil aos clientes controlar custos, concordam os hoteleiros e operadores ouvidos pelo sol.
além disso, lembram que a aposta no ti – que, garantem, será para manter nos próximos anos – diversifica a oferta turística em portugal, permitindo competir com destinos concorrentes. «os hotéis e empreendimentos turísticos no algarve sentiram necessidade de ter esta oferta para continuar a manter os clientes e taxas de ocupação e para serem competitivos face à concorrência mais directa, onde esse segmento tem vindo a afirmar-se, como a turquia, egipto, tunísia e caraíbas», justifica elidérico viegas, presidente da associação que representa o sector na região (aheta).
«vamos intensificar a oferta mas, vamos concentrá-la em três unidades de modo a especializarmo-nos neste segmento e melhorar a oferta deste produto. o hotel vila galé náutico passará inclusive a funcionar apenas neste regime no período de abril a outubro, em 2012», avança por sua vez o director de marketing e vendas do vila galé.
das 17 unidades que tem no país, o segundo maior grupo português está a aplicar o tudo incluído em cinco delas e tem registado aumentos na procura de 5%. no algarve e na madeira, este sistema chega a pesar 50% das reservas no verão, aponta gonçalo rebelo de almeida.
no caso da dom pedro hotels, que tem ti num hotel do algarve e noutro na madeira, o número de clientes a aderir a este modelo subiu 10%. «temos tido procura muito interessante deste regime por parte de outros segmentos como os incluídos no turismo de negócios», relata o director de marketing, pedro ribeiro. optar por este conceito, sublinha, foi uma forma de «diversificar a nossa oferta e de inovar. sabíamos que existiam clientes que procuravam este regime e não o oferecendo perdíamos hipóteses de captar estes fluxos para as nossas unidades», assume.
também o grupo cs estreou este ano a modalidade tudo incluído em unidades algarvias.
para as agências e operadores turísticos, a oferta de pacotes de ti também está a crescer e a ganhar mercado. por exemplo, a abreu está a comercializar pacotes em 20 unidades algarvias, de 3 a 5 estrelas. «é uma tendência que tem vindo a crescer, nomeadamente no algarve e madeira», concorda fonte das agências top atlântico.
contudo, este não é um produto consensual. inclui vantagens, mas também levanta dúvidas aos agentes do sector, que lhe apontam desvantagens.
ana.serafim@sol.pt