Button vence na Hungria e aumenta para três as corridas sem vencer de Vettel

O campeonato mundial de Fórmula 1 parte para ‘férias’ mediantes novos contornos. O Grande Prémio da Hungria trouxe a terceira corrida consecutiva sem Sebastian Vettel no lugar mais alto do pódio, e o decréscimo do alemão contraste com a ascensão da Ferrari e da McLaren, que viu Jeson Button dar a segunda vitória consecutiva à…

duas vitórias nas duas últimas corridas para a mclaren. lewis hamilton na alemanha, primeiro, e agora jenson button, na hungria, fizeram renascer a equipa alemã e acentuaram a quebra de vettel no campeonato do mundo de fórmula 1.

numa corrida marcada pela chuva e as inerentes condições adversas, o grande prémio da hungria, disputado no circuito de hungaroring, button acabou por ser mais forte e cruzou a meta em primeiro lugar. ao seu lado no pódio estiveram em respectivo sebastian vettel e fernando alonso.

o espanhol da ferrari foi o piloto que mais pontuou nas últimas quatro corridas. assim o lembra o diário desportivo marca, que destaca o despertar tardio de alonso após as fracas prestações nas primeiras corridas da temporada.

as vitórias consecutivas dos pilotos britânicos da mclaren encurtaram a distância que separa a escuderia da red bull, líder da classificação por equipas/construtores, onde, contudo, restam ainda 103 pontos a pautar a diferença entre os dois primeiros.

quanto à classificação por equipas, os 85 pontos que perfazem a vantagem de vettel sobre o seu companheiro de equipa, mark webber, contrastam com a disputa renhida nos três lugares seguintes da classificação.

a tríade constituída por lewis hamilton, fernando alonso e jenson button ameaça a vice-liderança de webber, com a distância do quinto para o segundo posto a ser apenas de 15 pontos.

o interregno na competição – a próxima corrida será apenas a 26 de agosto -, proporcionará às escuderias tempo para reformular estratégias e apontar baterias para o ataque à liderança da red bull, que lidera tanto na classificação de equipas como no mundial de pilotos.

as quatro corridas consecutivas sem vitórias poderão ser um prenúncio para uma competição mais acérrima na luta pelos primeiros lugares. tanto a ferrari como a mclaren depositam esperanças no seu recente crescimento para colocar mais pressão em sebastian vettel, que venceu seis das 11 corridas até agora disputadas.

diogo.pombo@sol.pt