Quanta terra a saber a Douro

A empresa duriense Quanta Terra acaba de lançar no mercado o Terra a Terra Reserva 2010, um vinho branco que surpreende pela positiva a ainda recente história desta marca, lançada há apenas 12 anos pelos enólogos (e sócios) Celso Pereira e Jorge Alves.

a sua experiência começou por uma cuidada prospecção em dez propriedades das sub-regiões do cimo corgo e do douro superior, na procura dos melhores terrenos. no que aos vinhos tintos se refere, a opção foi a quinta do tralhão, no douro superior, onde predominam solos xistosos. já no que hoje mais nos interessa, os brancos, a escolha veio a recair na sub-região do cimo corgo e a uma altitude de 550 metros, onde o clima é semi-árido, com moderado excesso de água no inverno, e os solos são graníticos, mas já integrados numa zona de transição.

foi deste cenário que saiu este terra a terra branco reserva 2010, uma vindima que decorreu durante a última semana de setembro do ano passado e se prolongou até meados de outubro.

as castas gouveio, viosinho e rabigato trouxeram até nós um branco de cor citrina, boa intensidade aromática e excelente acidez.

com um total de 13.333 garrafas lançadas no mercado, o terra a terra reserva 2010 apresenta um teor alcoólico de 13,76%, deve ser servido frio e pode ser consumido simplesmente como um agradável e refrescante aperitivo ou acompanhando peixe e marisco.l

jose.moroso@sol.pt