a aprovação era essencial para lisboa receber novas tranches do empréstimo externo de 78 mil milhões de euros, dos quais 18,6 mil milhões já foram entregues. até final do ano, bruxelas e o fmi irão desbloquear mais 20 mil milhões de euros.
as reuniões entre a troika e os principais bancos portugueses, sector que tinha sido especialmente crítico nos últimos dias com as medidas do programa, correram «bem», adiantou a mesma fonte.
a comitiva de cerca de 50 técnicos da ce, fmi e bce encontrou-se na capital portuguesa com governo, parlamento, organismos do estado e empresas públicas, banca e alguns dos parceiros sociais.
os resultados da missão de avaliação da implementação das medidas seguem agora para bruxelas e washington, sedes da comissão europeia e fmi, respectivamente, para serem avaliadas.
a troika fará amanhã à tarde uma conferência de imprensa para apresentar as conclusões da missão a portugal na representação da comissão europeia em lisboa. o governo reúne-se de manhã em conselho de ministros.