Como sonhar com um aquário

Depois do filme À Procura de Nemo, a venda de peixes nunca mais foi igual. Todas as crianças pedem um aquário com peixes-palhaço. O único senão é que ‘os nemos’ são difíceis de manter, por serem peixes de água salgada, como explicam ao SOL José e João Elvas, do Koi Park, loja de peixes, plantas…

este espaço em almada funciona quase como um museu com visitas guiadas por biólogos, que ensinam a crianças e idosos todos os aspectos da biodiversidade marinha, incluindo a sua preservação.

as carpas koi – que dão o nome à loja e que podem ser vistas numa espécie de tanque/lago à entrada – são realmente impressionantes. de vários tamanhos e cores, cativam os visitantes quando vêm à superfície à procura de comida, com bocas que, abertas, formam um círculo quase perfeito.

na loja, os ciclídeos americanos, em especial os do amazonas, também ocupam vários aquários. os mais agressivos ou os que estejam em reprodução estão isolados num aquário à parte. os donos do koi park sabem de cor quem são os pais e as mães de todos os peixes que ali nascem.

da américa do sul, chegam as famosas piranhas, que vistas de perto não têm um ar tão ameaçador como seria de prever. noutro aquário, o dos gigantes, pode ver-se uma raia, uma tartaruga e um peixe da família dos tubarões. já a ‘casa’ dos crustáceos chama a atenção pelas espécies raras como o lagostim albino.

com um bom sistema de filtragem e cuidados com a alimentação, é possível ter um aquário com peixes incríveis sem muito trabalho. o koi park vende os peixes e todos os materiais, além de fazer inúmeras recomendações. um dos últimos grandes projectos da loja foi criar um aquário embutido numa parede, que separava duas divisões de uma casa.

para quem preferir um lago, a loja também tem cisnes e patos, além dos habituais nenúfares e lótus.

joana.andrade@sol.pt