Portugal e Argentina lutam pelas ‘meias’ no Mundial de sub-20

ÀS 23h em Portugal (17h em Cartagena) será dado o pontapé de saída para o jogo dos quartos-de-final entre a Selecção Nacional e a da Argentina, a contar para o Campeonato do Mundo de sub-20, a decorrer na Colômbia.

depois de se ter imposto às selecções dos camarões, nova zelândia e uruguai no grupo b da fase preliminar da prova, a formação das quinas, orientada por ilídio vale, teve uma exibição apagada mas suficiente para derrotar na terça-feira a guatemala, por 1-0, nos oitavos-de-final.

agora, o desafio é superar uma das principais favoritas ao título nesta competição que portugal já conquistou duas vezes (1989 e 1991) e os sul-americanos seis (1979, 1995, 1997, 2001, 2005 e 2007).

«será um jogo tão duro para nós, como será para a argentina», observou ilídio vale, não escondendo a inquietação pelo fraco rendimento da equipa nacional: «contra a argentina será diferente. espero que portugal esteja melhor, que apresente mais qualidade, que seja mais competitivo».

se conseguir ultrapassar os argentinos, portugal jogará quarta-feira as meias-finais com o vencedor do frança-nigéria que se realiza no próximo domingo – dia em que méxico e colômbia também medirão forças. os quartos-de-final encerram esta segunda-feira com um brasil-espanha.

 

os ‘portugueses’ que chegaram aos ‘quartos’
além dos jogadores da selecção nacional que alinham em portugal, os quartos-de-final do mundial terão outros sete ligados a clubes lusos. ao fc porto, o brasileiro danilo, o argentino iturbe e o colombiano james rodriguez; ao benfica, o espanhol rodrigo e o francês carole; ao sporting, o colombiano santiago arias; e ao v. setúbal, o nigeriano terna suswan. o jovem portista alex sandro foi dispensado da selecção canarinha, ainda na fase de grupos, por se ter lesionado.

nos ‘oitavos’ frente ao egipto, iturbe só entrou aos 60 minutos mas assinou um lance individual que por pouco não resultou em golo. já danilo jogou os 90 minutos na goleada do brasil (3-0) frente à arábia saudita.

o avançado rodrigo, que assinou dois golos na vitória da espanha (4-1) na estreia no mundial, frente à costa rica, esteve também o tempo todo em campo no empate dos ‘oitavos’ diante da coreia do sul – resolvido por pontapés da marca de grande penalidade. já carole ficou ‘sentado’ no triunfo francês sobre o equador (1-0).

arias jogou os 90 minutos na vitória dos anfitriões por 3-2 frente à costa rica, que ficou decidida através de um penálti convertido por james rodriguez, já no período de compensação. e foi com terna suswan a titular que a nigéria afastou a inglaterra e entrou no lote dos oito melhores do torneio.

pedro.p.fonseca@sol.pt